Depois da magia dos CMEIs na segunda-feira, foi a vez das escolas de ensino fundamental brilharem no palco do Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira, em Viana Sede. O segundo dia da 7ª edição do Festival de Teatro Escolar reuniu muito talento em apresentações que reforçaram o poder da arte como ferramenta de aprendizado.
Logo pela manhã, os estudantes da EMEFCM João Natalício abriram a programação com a peça “O Rio que Pede Socorro”, ambientada nos rios Formate e Jucu. A mensagem foi clara: cuidar da natureza é um compromisso de todos, e juntos é possível transformar o meio ambiente.
Na sequência, a EMEFTI Ewerton Montenegro levou ao palco um passeio pela história da cidade. Com a peça “Do início à evolução”, os alunos resumiram com maestria os 163 anos de Viana em um espetáculo de 20 minutos.
Ainda no turno da manhã, releituras de clássicos da literatura tomaram conta do teatro. A EMEF Dorival Brandão encantou o público com “O Mágico de Oz”, e a EMEF Denizart Santos trouxe à cena o universo criado por Monteiro Lobato com “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.
À tarde, a EMEF Dorival Brandão retornou ao palco com a peça “Herança indígena – Puris em Viana”, que contou a história da cidade desde a presença dos povos originários até os dias atuais. Já a EMEF Alvimar Fernandes transformou o palco do teatro no sítio mais famoso do Brasil e apostou no mistério com a encenação de “O baú misterioso”, onde a Cuca surpreende os moradores do sítio do Pica-pau Amarelo com um presente enigmático. A obra reforça a importância da leitura.
Na reta final das apresentações, o 5º ano da EMEF Gislene emocionou com o musical “Unidos pela amizade, pelo respeito e pela igualdade”. Inspirada no livro “Grão em grão o sucesso vem na mão”, a apresentação abordou temas como empatia, desigualdade social e persistência, valores que ajudam a formar cidadãos mais conscientes.
Encerrando o dia de apresentação, a turminha da EMEFCM Divaneta Lessa de Moraes subiu ao palco com um espetáculo que homenageou a cultura quilombola de Araçatiba. Com poesia autoral e apresentação de congo, a atividade reforçou a valorização étnico-racial e o orgulho das raízes culturais do município.
A professora da EMEFCM Divaneta Gildete Custódio destacou que o espetáculo buscou resgatar a história da comunidade quilombola de Araçatiba, onde Viana começou. Para ela, foi importante apresentar essa cultura aos alunos, especialmente porque muitos deles não têm acesso a esse tipo de vivência no dia a dia.
"Foi ótimo ver os alunos gostarem e se entregarem ao gingado do congo, que não é fácil. Eles conseguiram expressar um pouco do que é a comunidade de Araçatiba. Quem mora em Viana precisa conhecer sua história, e para eles foi muito significativo, ainda mais porque alguns vivem na comunidade", afirmou a professora.
O Festival de Teatro Escolar segue nos próximos dias, reunindo talento, arte e muita dedicação da rede municipal de ensino. Até sexta-feira (11), contará com 36 apresentações, envolvendo 751 alunos. Serão nove escolas da Educação Infantil, com 16 apresentações e 480 alunos; oito escolas do Ensino Fundamental Regular, com 18 apresentações e 234 alunos; além de duas escolas de tempo integral, com duas apresentações e 37 alunos.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vitor Matias
Publicado em quarta-feira, 09 de julho de 2025
Atualizado em quarta-feira, 09 de julho de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana