O palco do Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira vai ganhar vida com a energia e o talento dos pequenos artistas da rede municipal de ensino. A 7ª edição do Festival de Teatro Escolar começa na próxima segunda-feira, e os alunos da EMEF Gislene Silva Queiroz já estão nos últimos ajustes para encantar o público.
Neste ano, a turminha da EMEF escolheu levar ao palco um verdadeiro clássico da música e do teatro brasileiro: “História de uma Gata”, canção de Chico Buarque, eternizada na peça "Os Saltimbancos". Com figurinos, cenários e expressões artísticas que estão sendo aperfeiçoados há um ano, os alunos prometem entregar um verdadeiro espetáculo.
A professora Tatyana Braga explicou que a escolha do musical surgiu a partir do trabalho com o livro "De grão em grão, o sucesso vem na mão", desenvolvido em sala de aula no ano anterior. A obra conta a história de um menino que, apesar de viver em um vilarejo com poucas condições, acreditou em seu potencial e venceu na vida. Segundo ela, o musical reforça essa mesma mensagem ao abordar temas como desigualdade social e empatia.
"Isso tudo é para mostrar que, independente da nossa condição financeira, o que importa é o que está no nosso coração, é o que nós somos, a nossa essência, o nosso caráter. E, se nós acreditamos em nós mesmos, nós podemos vencer", diz Tatyana.
Um dos alunos que se apresentará no festival, Dário Müller Neto relembra que, durante o período em que estudava em outra escola, era bastante tímido e não costumava interagir com todos os colegas. Ele relata que chegou a sofrer bullying tanto na creche quanto na antiga escola, o que o deixava retraído e inseguro. No entanto, ao ingressar na EMEF Gislene e participar dos ensaios da peça percebeu uma grande mudança na autoestima e na forma como se expressa.
"Eu não levantava a mão porque ficava tímido, com medo de falar alguma coisa errada. Agora eu me soltei. Aqui eu sou acolhido por todo mundo. Conheci novos amigos, que também são meus vizinhos, e é muita felicidade estar aqui agora", fala Dário.
O festival começa na segunda-feira (7) e segue durante toda a semana, no Teatro Municipal Luis Rodrigues Siqueira, ao lado da Prefeitura. Ao longo dos dias, diversas escolas do município também apresentarão seus trabalhos, celebrando a arte, a cultura e o protagonismo dos estudantes na cena teatral.
Para a diretora da EMEF Gislene, Maria da Penha Siqueira, o projeto promovido pela Secretaria de Educação tem grande valor pedagógico, pois contribui diretamente para o protagonismo dos alunos, estimulando a autoconfiança e o prazer em aprender. Ela destaca que ações como essa incentivam a linguagem oral, especialmente entre os estudantes mais tímidos, promovendo maior participação, interação e desenvolvimento acadêmico.
"A importância de estimular a linguagem oral, a expressão de cada um… aqueles que são às vezes tímidos, eles começam a se desenvolver, a querer participar, conversar, estudar e apresentar trabalhos. Tudo isso faz com que eles aprendam mais, com que se desenvolvam cada vez mais", comenta.
Confira a programação completa do evento: Festival de Teatro Escolar
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vitor Matias
Publicado em quarta-feira, 02 de julho de 2025
Atualizado em quarta-feira, 02 de julho de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915
Redes Sociais
Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana