Como presente aos vianenses neste 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Galeria de Arte Casarão, reabriu suas portas para receber visitas da população.
A solenidade de reabertura foi realizada na noite desta terça-feira (17), na galeria localizada em Viana Sede, com a “Exposição Arqueológica Artefatos de Belém”.
O evento contou com a presença do prefeito do município, Wanderson Bueno, o secretário municipal de Esporte, Cultura e Turismo, José Olavo, a subsecretária da pasta, Renata Weixter, o arqueólogo e curador, Rafael Borges Deminicis.
Em sua fala, o prefeito Wanderson Bueno destacou a importância da reabertura do Casarão para o turismo no município. “É um momento muito feliz fazer a reabertura deste local, que é um marco cultural de Viana. Na administração pública, temos muitos desafios que precisamos fazer e sabemos como leva tempo para algumas coisas acontecerem, por isso a nossa felicidade em poder reabrir mais um espaço público destinado ao bem-estar dos vianenses”, enfatizou o prefeito.
Já o secretário José Olavo, destacou o apoio que a secretaria tem recebido da administração para executar políticas públicas culturais no município. “Quero fazer um agradecimento especial ao nosso prefeito, que tem nos apoiado na implantação das políticas públicas voltadas ao esporte, cultura e turismo. Patrimônios como este, nos ajudam a ter um sentimento de pertencimento ao município de Viana, e isso é o queremos para os nossos moradores, que eles tenham orgulho de ser dessa cidade”, pontuou o secretário.
O arqueólogo e curador, Rafael Borges Deminicis, disse estar muito feliz de expor em um Casarão que é tão importante para a história do município. “Nessa exposição, vocês vão ter a oportunidade de conhecer peças que foram reveladas no sítio, que denominamos como sítio de Belém, pela proximidade com as ruínas, que tem muita história ali contida”, explicou o arqueólogo.
Primeira vez no casarão
Os alunos do primeiro ano do ensino médio da escola Nelson Vieira, em Viana Sede, visitaram o Casarão e elogiaram a organização do local e a exposição. “É a primeira vez que visito uma exposição no Casarão e achei interessante porque não sabia que no nosso município tinha sítios arqueológicos, que fazem parte da história da formação de Viana”, disse o estudante Carlos Eduardo Freire, de 16 anos.
“Exposição Arqueológica Artefatos de Belem”: sobre o arqueólogo e curador - Rafael Borges Deminicis
Com sua larga experiência acadêmica na área de História Contemporânea, atuante principalmente nos temas: política, poder, anarquismo, memória, movimento operário, movimentos sociais, história da China e história do Brasil; Rafael Borges Deminicis tem vivência acadêmica na área de Teoria dos Movimentos Sociais, com pesquisa sobre movimentos sociais urbanos autogestionários. Também conta com grande experiência profissional em Educação, Editoração, Proteção ao Patrimônio Cultural e Arqueológico. Além disso, é organizador dos livros "História do Anarquismo no Brasil (vol.1)" e "História do Anarquismo no Brasil (vol.2)".
Rafael é doutor em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF).
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá Campos
Publicado em terça-feira, 17 de agosto de 2021
Atualizado em terça-feira, 17 de agosto de 2021