Nesta terça-feira, 17, quando se comemora o Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, a Galeria de Arte Casarão em Viana Sede reabre suas portas para receber a “Exposição Arqueológica Artefatos de Belem”, do arqueólogo e curador Rafael Borges Deminicis. O evento é aberto ao público e terá início às 17h30, com entrada gratuita.
A primeira exposição de reabertura trará objetos antigos como, cerâmicas, frascos e garrafas, cachimbos, peças metálicas variadas, entre outros do Sítio Arqueológico Belém.
Os artefatos são oriundos do Museu Histórico da Serra, e estarão em exposição em Viana, devido uma parceria intermunicipal entre as Secretarias de Cultura da Serra e de Viana. A exposição estará disponível do dia 17 de agosto até 15 de outubro. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, de 9 às 18 horas.
Assim como a centenária Estação Ferroviária e as ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, o Casarão é reconhecido como um patrimônio histórico de Viana. O espaço ajuda a valorizar a cultura e fomentar o turismo da cidade. Sua reinauguração marca a retomada da programação cultural da cidade, que por conta da pandemia da Covid-19, estava interrompida.
Galeria de Arte Casarão
Reconhecido como um dos principais espaços culturais do município, a Galeria de Arte Casarão é um local importante que ajuda a contar a história de fundação da cidade, além de ser um instrumento essencial para aproximar o público da arte de uma forma lúdica.
Fundada pelo processo migratório, Viana foi uma das cidades que inaugurou o ciclo da imigração europeia no Espírito Santo. Vieram imigrantes alemães, italianos e também os açorianos. Um dos legados deixados por esses povos, que pode ser percebido até hoje, é a arquitetura das casas e de outros monumentos vianenses, como a Galeria de Arte Casarão.
Assim como as demais casas e sobrados de Viana, o imóvel tem sua origem no século XIX e pertenceu à família Lyrio, uma das mais tradicionais do município.
Com uma arquitetura grandiosa para época, com dois andares e um espaçoso pátio, o Casarão ganha destaque devido à visita de D.Pedro II, em 1860.
A beleza e o estado de conservação do prédio fizeram com o mesmo se tornasse um centro cultural, denominado de Galeria de Arte Casarão. O espaço recebe grandes exposições de artistas capixabas e de fora do Estado, além de apresentações culturais e cursos voltados para a área.
“Exposição Arqueológica Artefatos de Belem”: sobre o arqueólogo e curador - Rafael Borges Deminicis
Com sua larga experiência acadêmica na área de História Contemporânea, atuante principalmente nos temas: política, poder, anarquismo, memória, movimento operário, movimentos sociais, história da China e história do Brasil; Rafael Borges Deminicis tem vivência acadêmica na área de Teoria dos Movimentos Sociais, com pesquisa sobre movimentos sociais urbanos autogestionários. Também conta com grande experiência profissional em Educação, Editoração, Proteção ao Patrimônio Cultural e Arqueológico. Além disso, é organizador dos livros "História do Anarquismo no Brasil (vol.1)" e "História do Anarquismo no Brasil (vol.2)".
Rafael é doutor em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF).
Serviço:
Reabertura da Galeria de Arte Casarão
Exposição Arqueológica Localidade de Belém
Dia: 17 de agosto
Horário: 17h30
Local: Galeria de Arte Casarão, Viana Sede.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles.
Publicado em segunda-feira, 16 de agosto de 2021
Atualizado em terça-feira, 17 de agosto de 2021