Prefeito Wanderson Bueno embarca para São Paulo em missão histórica e busca inspiração no Trem da República

Na sexta-feira, 8 de agosto, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, deu mais um passo decisivo rumo à retomada do Trem das Montanhas Capixabas, embarcando em um passeio que une turismo e estratégia nas cidades de Salto e Itu, em São Paulo.

Acompanhado dos prefeitos Geraldo Garcia (Estância Turística de Salto) e Herculano Passos (Itu), Bueno fez o trajeto a bordo do Trem da República, operado pela Serra Verde Express – mesma empresa que já conduziu a tradicional rota turística capixaba.

A iniciativa teve forte cunho técnico: atuar como uma viagem de estudo para inspirar o consórcio intermunicipal proposto por Bueno entre Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves, com foco no turismo ferroviário.

“A inspiração é a locomotiva do nosso projeto”, disse Bueno, destacando que o modelo entre Salto e Itu será fundamental para embasar o retorno do passeio ferroviário capixaba até 2026, com apoio do Governo do Estado e articulação com a VLI Multimodal S.A., a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a Serra Verde Express.

O Trem das Montanhas Capixabas operou entre 2009 e 2013, percorrendo cerca de 50 km desde Viana até Alfredo Chaves, com paradas encantadoras em Domingos Martins e Marechal Floriano, mergulhando os passageiros entre túneis, viadutos históricos e exuberância da Mata Atlântica.

Agora, com o consórcio em formação, o objetivo é não apenas resgatar essa rota emblemática, mas fortalecer o turismo cultural e sustentável na região serrana do Espírito Santo. A proposta já foi bem recebida por todos os prefeitos envolvidos.

História e Operação do Trem da República

· Origem da ferrovia

A estrada de ferro que une Itu e Salto teve início com a Companhia Ituana de Estradas de Ferro, cujas obras começaram por volta de 1870, com a estação de Salto inaugurada em 2 de abril de 1873, e a ferrovia aberta ao tráfego logo em seguida.

Dois dias depois, em 17 de abril de 1873, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, marco histórico e político importante para a República.

· Desativação e reativação

A ferrovia funcionou até o fim da década de 1970 para passageiros e até cerca de 1985 para cargas, quando foi totalmente desativada

A ideia de reviver o trecho como passeio turístico surgiu em 2005, proposta apresentada em evento sobre revitalização ferroviária

As obras de reconstrução iniciaram por volta de 2008, com recursos do Ministério do Turismo e apoio do DNIT. Após mais de 15 anos de trabalho conjunto entre prefeituras de Itu e Salto, o Trem Republicano foi inaugurado oficialmente em 19 de dezembro de 2020, já sob operação da Serra Verde Express.

· Nome e atual operação

Em 30 de setembro de 2024, o passeio foi renomeado para Trem da República, reforçando seu vínculo com o evento histórico da Proclamação da República.

Desde o lançamento, o trem tornou-se atração turística consolidada, com passeios que incluem vagões temáticos, guias, intervenções artísticas e cenário histórico-cultural

 

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Texto: Márcia Brito

Publicado em sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Atualizado em sexta-feira, 15 de agosto de 2025

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