Dia Internacional da Cerveja: Polo Cervejeiro de Viana está em pleno desenvolvimento

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado nesta sexta-feira (01) e Viana tem muitos motivos para comemorar a data, afinal, a cidade é a primeira no país a ter um Polo Público de Cervejarias Artesanais, projeto que está se desenvolvendo com a criação da rota cervejeira, campos de produção de lúpulo e eventos dedicados à cerveja.

A cerveja é uma paixão nacional. No Brasil, o consumo anual de cerveja gira em torno de 14,9 bilhões de litros. Isso coloca o país entre os maiores consumidores de cerveja do mundo, representando aproximadamente 7,8% do mercado global. Ela está nos churrascos de fim de semana, é presença marcante para assistir ao futebol, e é essencial em uma roda de boteco ou no bate-papo com os amigos.

Ao mesmo tempo em que ela tem um sabor inigualável, é também fonte de renda, oportunidades de emprego, fomento ao turismo e de inovação, especialmente em Viana. Desde a instituição do polo cervejeiro, em agosto de 2022, o município desenvolveu, em parceria com o IFES, uma pesquisa de produção de lúpulo – insumo considerado o “tempero” da cerveja. O lúpulo vianense adequou ao solo e foi possível ver em laboratório que a florada na cidade foi superior à de países com grande produção do insumo.

Como resultado positivo, o município deu o pontapé inicial da produção da matéria-prima com a criação de cinco campos privados de lúpulo, em uma parceria público-privada, onde o município concede mudas, materiais e consultoria técnica para produtores rurais. O intuito de seu cultivo em Viana é oferecer uma alternativa de cultivar ao produtor e fortalecer a produção cervejeira local, barateando o insumo. Cada campo tem a capacidade de produzir mais de 1.500 quilos de lúpulo, impulsionando a cidade enquanto a capital estadual deste importante insumo, que tem alto valor agregado — em torno de R$ 300 por quilo —, possui um excelente potencial de retorno econômico, mesmo em pequenas áreas de cultivo.

 

Os frutos dessa parceria já tem resultados concretos: a cervejaria Else Beer, localizada na comunidade de Pedra da Mulata, na região onde o Polo Cervejeiro está se desenvolvendo, foi uma das empresas que recebeu as doações do lúpulo vianense. Após a colheita do produto, a cervejaria testou algumas receitas e surgiu a novidade: a Fresh Hop, primeira cerveja 100% vianense, produzida logo após a colheita, conhecida pelo sabor refrescante.

E nada melhor do que celebrar resultados tão importantes do que com festa! Desde outubro de 2023, o município realiza uma celebração dedicada ao mundo das cervejarias artesanais com a realização da Exposição do Polo Cervejeiro de Viana (EXPOCERVI). O evento reúne cervejarias artesanais vianenses e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar uma variedade de sabores e estilos de cerveja, enquanto desfrutam da atmosfera única da cidade, além de poderem conhecer o lúpulo vianense e o processo de fabricação da cerveja. Um spoiler: esse ano tem mais!

O projeto ganhou tanto destaque que se tornou lei. O governador Renato Casagrande sancionou, em dezembro de 2024, a Lei que cria a Rota do Polo Cervejeiro de Viana. A iniciativa representa um marco para o desenvolvimento do setor de cervejas artesanais e promete colocar a cidade como referência nacional e internacional, trazendo benefícios para a economia e o turismo local.

“O Polo Cervejeiro vai gerar mais empregos, renda e oportunidades por meio do turismo de experiência. Além disso, atrairá novos investidores para a cidade, a partir das condições que propomos com o nosso Programa de Fomento à Produção da Cerveja. Nosso programa é inovador no país, é o primeiro polo público do Brasil, e essas medidas colocam Viana em destaque em um novo setor, crescendo ainda mais”, afirma Wanderson Bueno, prefeito de Viana.

Bueno destaca ainda que, para fortalecer o projeto, “o município prepara um pacote de medidas com uma série de concessões e incentivos fiscais para atrair empresas do ramo e, consequentemente, gerar emprego, renda e oportunidade para os vianenses”.

As empresas que se instalarem na cidade ficarão isentas do pagamento de uma série de contribuições municipais. Ao todo são onze impostos que não serão cobrados. São elas: COSIP, ISSQN, IPTU, ITBI, Taxa de Licenciamento Ambiental, Taxa de Localização e Funcionamento, Taxa de Vigilância Sanitária, Taxa de Aprovação de Projetos, Taxas de certidão detalhada, concessão de Habite-se e vistorias e taxa de concessão de Licença de Obras Edificações.

Em contrapartida, as empresas deverão contratar preferencialmente mão-de-obra local. Este é um dos termos que as empresas que se instalarem na área rural da cidade deverão seguir. A mão-de-obra que será requisitada poderá ser formada e especializada no próprio município com a criação do Centro de Formação Profissional do Polo Cervejeiro Público de Viana.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Gerente de Jornalismo
Vitor Matias - Coordenador de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em sexta-feira, 01 de agosto de 2025

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915

Redes Sociais Instagram: @prefeituraviana
Facebook: @prefeituraviana
Tik Tok: @prefeituraviana