Dando continuidade ao trabalho preventivo ao Zika Vírus, transmitido pelo Aedes Aegypiti, e que pode causar a microcefalia em bebês, é que a Secretaria de Saúde está distribuindo repelentes para todas as gestantes do município que estão cadastradas no programa Bolsa Família.
Todas as Unidades de Saúde do município estão disponibilizando esse serviço. Este trabalho preventivo tem sido feito pelos agentes de saúde, por meio das visitas às residências das gestantes. “Além da visita realizada pelo agente de saúde, a gestante cadastrada no Bolsa Família pode ser dirigir à Unidade mais próxima da sua casa”, disse a gerente da Vigilância em Saúde, Camila Valder.
Os repelentes, recebidos do Governo do Estado, são distribuídos de dois em dois de acordo com o período gestacional da mulher. E, estará disponível para ela, durante toda a gravidez. A equipe da Saúde já fez este trabalho de distribuição nos últimos anos, garantindo acompanhamento junto às grávidas do município e dando todo o suporte e orientação para a prevenção à Zika.
Fique ligado!
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.
No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.
Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.
Veja alguns cuidados específicos para gestantes:
Prevenção/Proteção
› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
› Pratique sexo seguro
Cuidados
› Busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente.
› Vá às consultas às consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê.
› Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.
› Em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria
Informação
› Se tiver dúvida, fale com o seu médico ou com um profissional de saúde.
› Relate ao seu médico qualquer sintoma ou medicamento usado durante a gestação.
› Leve sempre consigo a Caderneta da Gestante, pois nela consta todo seu histórico de gestação.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Giuliana Dias Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em quinta-feira, 27 de julho de 2017
Atualizado em quinta-feira, 27 de julho de 2017