O traçado que o pincel percorre na folha em branco é mais que uma obra de arte criando vida. Para as catorze crianças da Casa de Acolhimento Provisório de Viana, a atividade é mais uma forma de expressar os seus sentimentos, seja com a forma dos desenhos, os símbolos e até mesmo a escolha das cores derramadas no pequeno pedaço de papel.
Depois de tomados forma, os desenhos revelam os segredos de cada criança, a família reunida, uma criança soltando pipa, uma paisagem bonita e até mesmo a transcrição para a tela daquilo que foi ensinado minutos atrás. E pode-se revelar que novos artistas podem ser lapidados.
Os artistas são crianças que vivem temporariamente no lar. Por decisão judicial, as crianças e adolescentes, meninos com até 12 anos e meninas de até 18 anos, que tiveram experiências de violência física, psicológica, entre outros, recebem o apoio necessário de profissionais para conquistarem aquilo que todas as crianças merecem, o amor e o afeto.
A pintura e o desenho ainda ganham um novo significado quando analisados em outra perspectiva. Neusa Ramos Barbosa, artista plástica e visual resgatada e que está abrigada no Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), participou da ação, mas no papel de professora. A Neusa explicou às crianças os métodos utilizados e as técnicas que desenvolve para criar seus conteúdos. Ao mesmo tempo em que os pequenos aprendem a desenhar e colorir com tinta, a artista, ao compartilhar seu talento, desperta a autonomia, um dos objetivos dos criadores do projeto.
Ao mesmo tempo que recebem o atendimento para entenderem que são cidadãos importantes para o mundo e que tem o seu valor, os pais e familiares dessas crianças são acompanhados por outras equipes, a fim de gerar a transformação social, psicológica e afetiva, reconectando-os aos filhos e reunindo novamente a família.
A oficina faz parte de um conjunto de ações realizadas com as crianças e adolescentes que promovem lazer, afetividade e a oportunidade de expressar seus sentimentos. Durante as brincadeiras, profissionais como psicólogos e cuidadores acompanham o desenvolvimento de cada criança, com o intuito de analisar a sua evolução pessoal, bem como, decifrar o que eles querem transmitir por meio do pincel ou da expressão corporal que vão para além da fala.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social junto à Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA).
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Israel Magioni
Publicado em quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00
Telefone (27) 2124-6760
E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br
Endereço
Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915