Alunos de Viana encantam no IV Concurso de Desenhos

A 9ª edição do Concurso de Desenho da Rede Municipal de Viana: "Como preservar e recompor os ecossistemas?", mostrou o talento e a criatividade dos jovens artistas do município.

Realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED), o concurso foi uma das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho.

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental desde cedo, o concurso contou com a participação de alunos de diferentes categorias:

• Categoria 1: Alunos das séries finais da Educação Infantil (Grupo 4 e Grupo 5).
  • Categoria 2: Alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
  • Categoria 3: Alunos da Educação Especial matriculados nas unidades de ensino da rede pública e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo).

Números do Concurso

Foram enviados 391 desenhos da Educação Infantil, 600 do Ensino Fundamental, e 26 da Educação Especial, com um total de 1.017 desenhos. Todas as obras de arte foram criados em sala de aula, sob a orientação de professores, e cada criança expressou sua visão única sobre a preservação e recuperação dos ecossistemas.

Vencedores

Os vencedores foram selecionados em cada categoria, destacando-se pelo talento e pelo compromisso com o tema. Confira os alunos premiados:

Categoria 1: Educação Infantil (Grupo 4 e Grupo 5)

• 1º Lugar: Matheus Vittor da Silva Santos (Grupo 5 F) – CMEI Manoel Evêncio de Oliveira - Professora: Tamara Pothin

• 2º Lugar: Manuella Flor Ferreira da Silva (Grupo 5 D) – CMEI Manoel Evêncio de Oliveira

• 3º Lugar: Pedro Henrique Rebonato (Pré II C) – CMEI Adélia de Oliveira Silva

Categoria 2: Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos)

• 1º Lugar: João Claudio Sachetto Almeida (3º Ano A) – EMEF Cívico Militar João Natalício - Professor: Fernando Zorzal Borba

• 2º Lugar: Ryana do Nascimento Dutra (1º Ano B) – EMEF Orestes Souto Novaes

• 3º Lugar: Caroline Queiroz Cândido (3º Ano A) – EMEF Orestes Souto Novaes

Categoria 3: Educação Especial

• 1º Lugar: Davi Sacramento (10 anos) – AMAES Viana - Professora: Karla Nilza Chagas Ferreira (Arte Terapeuta)

• 2º Lugar: Nycollas Campos Ferreira (14 anos) – AMAES Viana

• 3º Lugar: Heitor Costa Longa Reis (AEE V03) – APAE Viana

Incentivo à Educação e Sustentabilidade

O concurso reafirma o compromisso da Prefeitura de Viana em promover a educação ambiental, inspirando as novas gerações a refletirem sobre a importância da preservação dos ecossistemas. O talento revelado pelos estudantes promete um futuro mais consciente e engajado com as questões ambientais.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação