Viana testemunhou, na noite desta quinta-feira (28), o início de uma das mais tradicionais e emocionantes celebrações da fé no Espírito Santo: o Auto da Paixão de Cristo. Realizado há 46 anos, este espetáculo teatral único tem sido um símbolo de devoção para milhares de vianenses e visitantes que acompanham a peça teatral.
Neste ano, o maior espetáculo da Paixão de Cristo encenado ao ar livre no Estado retornou as origens, com dois dias de exibição, iniciando com a criação do mundo, passando pelo nascimento de Cristo, seus milagres e desafios, chegando a Santa Ceia e crucificação, encerrando na ressurreição e ascensão de Jesus aos céus.
Moradores e visitantes se reuniram em frente à colina da centenária Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, para assistir à primeira parte desta comovente encenação. Desde a criação do mundo até os vendilhões do templo, o público teve a oportunidade de reviver momentos da história bíblica que antecedem a crucificação de Jesus Cristo.
A apresentação, marcada por efeitos especiais e pirotecnia, envolveu os espectadores em uma jornada espiritual profunda, repleta de emoção e reflexão. Os mais de 450 participantes, entre atores e organização, se doaram em um mês de ensaios para apresentar ao público os ensinamentos e milagres de Jesus durante sua jornada.
Hélio Reis atua na peça há seis anos e conta que já interpretou quase todos os papeis. Ele afirma que a sensação em participar da encenação é indescritível.
“O grupo teatral vianense voltou com tudo neste ano! Já interpretei vários personagens nos últimos 6 anos e sempre sinto várias emoções, não tem como descrever a sensação de poder interpretar um pouco do que Cristo passou na Terra como homem”, descreveu Hélio.
Marluce Araújo de Almeida acompanhou a peça por um motivo especial: sua filha, a pequena Pamela, participou pela primeira vez da peça teatral neste ano.
“Pamela veio no ano passado, gostou da peça e teve o desejo de participar nesta edição. Hoje eu vim para acompanhar a peça e apoiar minha filha. Ficou feliz em ver o empenho e iniciativa dela em participar deste momento de fé”, comentou Marluce.
Zuneide Pagio acompanha a peça desde a primeira apresentação, em 1978. Ela revela que a cada ano sente uma emoção diferente ao acompanhar o Auto da Paixão de Cristo.
“Cada ano parece que é uma nova peça. Toda vez sinto uma emoção diferente. Sempre venho e com a minha família para acompanhar e compartilhar desse momento de fé. Essa peça é um símbolo muito importante para Viana, porque traz o nascimento de Jesus, os milagres em sua jornada e nos faz refletir muito e resgatar a fé das pessoas que estão aqui”, comentou Zuneide.
Nesta sexta-feira (29), a segunda parte do Auto da Paixão de Cristo promete emocionar ainda mais, com a representação do ato da Santa Ceia até a ascensão de Jesus aos céus.
O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Grupo Teatral Vianense (GTV), com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 29 de março de 2024
Atualizado em sexta-feira, 29 de março de 2024