Educação para uma cidade mais segura: projeto ‘Férias sem cerol’ é realizado nas escolas

O Luiz e Cristiano amam soltar pipa quando estão em casa. É um momento de diversão entre os amigos que marca a infância. Além da paixão em comum, eles também tem histórias que são dolorosas, ambos sofreram acidentes por causa da pipa.

O Cristiano estava com o primo, soltando pipa que tinha linha chilena, conhecida por ser altamente cortante. Em um momento de correria, a linha acabou cortando o braço do aluno e o machucou, deixando uma cicatriz nada agradável em seu corpo. Já o Luiz, estava correndo atrás de uma pipa ‘pocada’, uma brincadeira comum nesses momentos, e acabou caindo de uma ribanceira.

Evitar esses eventos tristes e perigosos é o objetivo da ação realizada de forma integral entre as equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Defesa Social. A ideia da agente de endemias Juliana Pizziollo é, através da educação, fazer com que nossas crianças cresçam com consciência e brincar de forma responsável, sem levar perigo para os alunos e para as pessoas que transitam nos espaços onde o esporte está sendo realizado.

Os agentes da Guarda Municipal apresentaram os perigos do cerol e da linha chilena com demonstrações de cortes causados por eles feitos em leguminosas, como abobrinha e pepino. Uma das escolas foi a EMEF Francisco de Assis Pereira, onde o Luiz e o Cristiano estudam. Os agentes apresentaram os perigos e as formas de como se brincar de maneira segura, sem perder o momento único que só se vive na infância.

 

A idealizadora do projeto Juliana conta que pensou no assunto pela quantidade de casos de ferimento nesse período, sobretudo, quando as condições climáticas do vento são propícias para se soltar pipa.

"Nós levamos educação em saúde para vários lugares e nesse mês percebemos a necessidade de se explicar sobre o assunto e orientar as crianças sobre as consequências de se soltar pipa com cerol ou linha chilena. O objetivo é integrar as ações de saúde, segurança e educação para levar mais cuidado a todos", comenta.

O agente Yan José explicou que as ações em sala de aula vêm para trazer prevenção. "Esse período de férias tem aumento dessa prática. A Guarda Municipal conscientizou os alunos sobre os perigos do uso desses equipamentos para evitar lesões corporais tanto às crianças que brincam soltam pipa, quanto à transeuntes que podem se ferir nessas ações", explicou.

A educação é a maneira mais eficiente para que cidadãos conscientes sejam formados. E, a melhor educação da Grande Vitória, acredita no poder do ensino para transformar a sociedade e para que a infância de todos seja repleta de memórias de brincadeiras, alegrias e sorrisos genuínos.

Depois da palestra, os alunos tiveram mais uma coisa em comum, o desejo de passar adiante os ensinamentos e que dá para se divertir sem correr riscos. Vem aí as férias da nossa rede municipal de ensino e agora a hora é de descansar e brincar, claro, com consciência e respeito ao próximo.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Israel Magioni

Publicado em sexta-feira, 14 de julho de 2023

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915