Na semana que celebramos o Meio Ambiente, um tema vital ganha destaque: "Soluções Para a Poluição Plástica". Em alusão a data, a prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), preparou uma série de pequenas ações que auxiliam no combate impróprio de plástico. Confira:
1. "5 maneiras de reduzir a poluição plástica"
· Evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas;
· Se for fazer as compras de supermercado, não esqueça de levar uma sacola de tecido;
· Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados;
· Substitua ostupperware de plástico por recipientes de vidro ou aço;
· Ao estender a roupa utilize prendedores de madeira e não de plástico;
· Conscientize seus amigos e familiares sobre a importância de reduzir o consumo de plásticos;
· Preste atenção e coloque os plásticos na lixeira de reciclagem correta;
· Evite o uso de cosméticos que contenham microplásticos, compre uma escova biodegradável e vista-se com tecidos naturais;
· Aposte na reutilização e dê uma segunda oportunidade para certas embalagens.
2. "4 coisas que você deve saber sobre o plástico"
Entre 1950 e 2017, um total de 9,2 BILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICO foram produzidas. Isso representa mais de uma tonelada por cada pessoa que vive hoje em dia no planeta Terra. A maior parte são produtos e embalagens de uso único. Menos de dez por cento de todo o plástico já produzido foi reciclado. O Brasil produz 11 milhões de toneladas de plástico por ano e ocupa o 4º lugar de maior produtor de plástico do mundo.
Plástico e microplásticos flutuando nos oceanos são um problema bastante discutido. Mas poucos se dão conta que a POLUIÇÃO PLÁSTICA DO SOLO pode ser entre 4 e 23 vezes maior do que nos mares.
O plástico acelera as mudanças climáticas. Se as tendências atuais continuarem, os plásticos terão causado emissões de CO2 da ordem de 56 gigatoneladas até 2050. Em outras palavras: fabricar plástico pode custar de 10 a 13% do limite estimado de emissões de carbono para que o aquecimento global se mantenha abaixo de 1,5 graus Celsius.
A principal razão para o tempo de decomposição do plástico ser tão longo é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. Bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar a substância, e existem estudos que estimam o tempo de decomposição de diferentes materiais plásticos, tais como:
- Saco plástico: 20 anos;
- Copo de espuma plástica: 50 anos;
- Canudo: 200 anos;
- Garrafa plástica PET: 450 anos;
- Fralda descartável: 450 anos;
- Linha de pescar: 600 anos.
3. "Poluição plástica: o que eu tenho a ver com isso?"
Os produtos descartáveis e as embalagens de plástico são um verdadeiro símbolo da vida moderna contemporânea. Mesmo com a praticidade que possam representar tais produtos, felizmente, caminhamos para uma mudança de atitude e práticas ambientais, tendendo a escolher cada vez mais produtos que causem menos danos ao meio ambiente.
E tal prática não significa nenhuma radicalização de comportamento pois, com alguns gestos simples podemos reduzir o lixo plástico de nossas vidas, o que denota o nosso conhecimento e a nossa vontade de preservar o planeta em que vivemos.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vitor Matias (sob supervisão)
Publicado em terça-feira, 13 de junho de 2023