O Parque Natural Municipal Rota das Garças encanta quem passa às margens da BR 262, entre o bairro Bom Pastor e a Sede do município. São 400 mil m² de Mata Atlântica, bioma predominante no Parque, que apresenta a maior biodiversidade do Planeta Terra. O parque foi criado por meio do Decreto Municipal n° 023, de 21 de fevereiro de 2002, sendo a primeira Unidade de Conservação do município cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
A Unidade de Conservação foi criada há 21 anos visando conservação, proteção, ampliação e recuperação florestal da área, bem como das espécies remanescentes do local.
Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica é composta por formações florestais associadas a outros ecossistemas menores e o bioma estende-se por grande parte da costa do país. Porém, ocupações e atividades humanas deixaram apenas 29% de sua cobertura original, que era de 1,3 milhão de km² em 17 estados brasileiros.
Segundo o Plano de Manejo do Parque Rota das Garças, realizado na área inicial do Parque, que era de 68 mil m², no local vivem 123 das 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas que só ocorrem nesse bioma, e várias em ameaça de extinção.
O Parque abriga ainda 58 das cerca de 850 espécies de aves; 15 das 370 de anfíbios; 14 das 200 de répteis e 13 das 270 de mamíferos.
A Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos para 145 milhões de cidadãos que vivem em seus domínios. É responsável pela produção, regulação e abastecimento de água, regulação e equilíbrio climáticos, proteção de encostas e atenuação de desastres, fertilidade e proteção do solo, produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios, além de proporcionar paisagens cênicas exuberantes e preservar imensos patrimônios histórico e cultural.
O Espírito Santo tinha originalmente todo o seu território coberto pela Mata Atlântica, reduzida durante sucessivos ciclos econômicos.
Certificado de Centro de Educação Ambiental
Valorização e boa conduta com o meio ambiente gerou reconhecimento ao Parque Natural Municipal Rota das Garças. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) certificou o parque como Centro de Educação Ambiental do Espírito Santo.
A certificação veio em virtude do cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 7-N, de 14 de julho de 2020. O Centro de Educação Ambiental Rota das Garças é um espaço onde estudantes da rede municipal e também de outros municípios participam de atividades em prol do meio ambiente. A equipe oferece uma programação que inclui palestras, atividades de percepção ambiental, dinâmicas, mostra de vídeos, entre outros trabalhos.
No ano de 2022, foram atendidas pelo Centro de Educação Ambiental Rota das Garças mais de 2.000 pessoas. Dentre eventos realizados no espaço, estão o aniversário do PNMRG, Semana da Água, Formações da Agricultura Familiar, Formações do INCAPER, Semana do Meio Ambiente, Formações da Guarda Municipal, Semana da Árvore e Programa Pequeno Guarda Parque. A previsão para 2023 é dobrar esse número de atendimentos e visitantes, sendo que, no mês de janeiro já foram atendidas 357 pessoas.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
Atualizado em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023