Quem passa pelas estradas de Bonito, na altura do Frigorífico Zucoloto, tem contato com a paisagem magnífica da zona rural vianense. O céu se perde na imensidão verde da região, transformando a área em uma obra de arte. Tudo fica ainda mais especial quando o viajante se depara com animais robustos, imponentes, que andam em bando bem perto da cerca que divide a propriedade da estrada: são os búfalos da família de seu Paulo.
Em 2003, a família Zucoloto trouxe os búfalos para sua fazenda na comunidade de Bonito, em Viana, e criaram uma relação de amor com os animais. Primeiramente, o desejo dos fazendeiros era de criar e cuidar de diferentes espécies. Com isso, surgiu a oportunidade de adquirir os búfalos.
“Comprei três búfalos para compor os animais da minha fazenda. Com o passar do tempo, eu e minhas filhas criamos uma relação de amor com os animais. Já chegamos a ter cem cabeças aqui. Eles são dóceis, bem diferente do geralmente falam sobre eles, convivemos em completa harmonia”, afirmou Paulo Pereira, proprietário da fazenda.
O que era experimental virou paixão, que vai para a nova geração. A filha, Paula Zucoloto, é formada em engenharia, contudo, tem suas raízes fincadas na fazenda e na criação dos animais que trazem retorno positivo para a família.
“Gosto muito de ter essa interação com os búfalos. Meu pai sempre me passou seus conhecimentos e, realmente, criei uma paixão por eles. Sou muito feliz em saber que eles cresceram fortes e saudáveis com nossos cuidados. É muito gratificante para todos nós”, complementou a filha do proprietário.
Os búfalos são animais domésticos de temperamento bastante dócil, facilitando sua criação e manejo. Eles também são rústicos e se adaptam bem às mais variadas condições ambientais. Além disso, podem ser utilizados para a produção de carne e leite para o consumo humano. Das quatro espécies que existem no Brasil, seu Paulo possui a Mediterrânea e Murrah.
A fazenda está localizada na rota do Pólo Cervejeiro Vianense e com o turismo implementado pelo projeto, as estradas estão mais movimentadas, ampliando o contato dos visitantes com os animais. Para Paula, é muito interessante observar “as pessoas pararem seus carros, ou o passeio de bike para fotografar os búfalos, porque é algo diferente, mesmo que esteja perto da zona urbana”.
Os bubalinos podem ser criados nas mais diversas condições climáticas, muitas vezes apresentando-se como uma opção para o aproveitamento de áreas da propriedade às quais os bovinos não se adaptam. A preferência por regiões alagadas ou áreas pantanosas ocorre porque os búfalos possuem menos glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor. Assim, eles procuram a água para se refrescarem e para se protegerem do ataque de insetos e parasitos.
Um amor pelo campo passado de geração em geração. Seu Paulo conta que aprendeu tudo com os ensinamentos do seu pai. E hoje busca passar os conhecimentos para suas filhas. O proprietário finaliza dizendo que ver a paixão e o cuidado que sua família tem com sua fazenda e os animais é motivo de muito orgulho.
Brasil
Os búfalos chegaram ao Brasil no final do século XIX, na região Norte do país, especialmente na ilha de Marajó, no Pará. O animal chama a atenção por onde passa e é vantajoso tanto para cuidar, quanto para utilizar seus produtos como carne ou leite, por ser mais saudável e de alta rentabilidade.
No país há quatro espécies, Murrah, Mediterrânea, Jafarabadi e Carabao. A diferença pode ser notada pelo formato dos chifres ou pelo tamanho. A beleza é impressionante e sua presença nos campos foi tema até da novela “Amor, eterno amor”, do folhetim das 18 horas, da Rede Globo.
Curiosidades sobre o Búfalo
União
Quando um búfalo é ameaçado, eles se unem contra o predador. Devido ao seu incrível apoio mútuo, os búfalos estão prosperando nas selvas, já que sempre andam em bando, cada um se protegendo.
Os pássaros são seus amigos
Se encontrar búfalos poderá ver algumas aves descansando nas suas costas. Pode parecer incomodo, mas os búfalos agradecem a sua presença. Os passarinhos comem moscas e carraças, ajudando-os a evitar doenças transmitidas por pragas.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023