As chuvas que assolaram Viana foram as maiores registradas no município na história. Nas últimas 96 horas, o acumulado superou os 335 milímetros de águas pluviais, causando desastres, alagamentos e prejuízos em diversas regiões da cidade.
O município segue sob alerta de chuvas até domingo (04). Devido ao momento de desastre natural, a Prefeitura de Viana decretou estado de calamidade pública nesta sexta-feira (02).
A Prefeitura de Viana tem atuado de forma intensiva em várias frentes de trabalho desde a última quinta-feira (24), contando com apoio das secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG).
Os serviços de manutenção, reparos, limpeza e assistência social têm chegado aos diversos moradores afetados em resposta aos danos causados pelas chuvas.
Na manhã desta sexta-feira (02), após o cessar das chuvas intensas, equipes de limpeza estiveram nos bairros Universal, Canaã, Industrial, Nova Bethânia, Morada de Bethânia e Vila Bethânia para realizar trabalho de varrição e recolhimento de móveis e objetos das ruas, valões e bueiros.
“Investimentos realizados ao longo do tempo na região da Grande Universal e no bairro Canaã possibilitaram escoamento das águas pluviais para redes de drenagem, reduzindo os impactos das chuvas. Estamos trabalhando para voltar à normalidade na cidade de Viana”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
Desalojados são encaminhados para abrigos
O município registrou 1.250 desalojados e 195 desabrigados, que foram encaminhados para seis abrigos municipais e residências de familiares. Os abrigados estão recebendo assistência, alimentos e atendimento médico, conforme as demandas.
Agentes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) atuaram no atendimento à população, cadastro de desalojados e desabrigados, além da entrega de mantimentos e donativos aos abrigos.
Doações
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) informa que doação de alimentos, roupa de cama e produtos de higiene e limpeza podem ser feitas no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Marcílio de Noronha. As doações são repassadas para a população atingida pelas águas pluviais.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11, em Marcílio de Noronha. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o CRAS por meio dos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186, ou com a SEMTRADES por meio dos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 02 de dezembro de 2022
Atualizado em sexta-feira, 02 de dezembro de 2022