Viana foi atingida pelas chuvas mais fortes da sua história. Nos últimos dias o acumulado passou de 300 milímetros. Para manter a segurança, é necessário tomar algumas medidas de prevenção.
A Defesa Civil orienta que, se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não tenha risco de desabamento.
Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. Estes locais atraem descargas elétricas e aumentam o risco de a pessoa ser atingida por raios ou levar choques elétricos.
As fortes chuvas podem causar infiltrações nas residências e colocá-las em situação de perigo de desabamento. Separamos algumas orientações de Defesa Civil sobre indícios de irregularidades para a prevenção a acidentes. Veja abaixo:
Atenção aos riscos:
● Parte da vidraça da janela quebrada ou trincada;
● Rachaduras na parede ou no chão;
● Queda de parte ou do muro por inteiro;
● Queda de árvores;
● Caso o terreno ceda;
● Se houver alagamento, evite o contato direto com a água contaminada da enchente;
● Se estiver em local seguro, procure não se deslocar;
● Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
● Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
● Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
Em qualquer situação de risco ligue, imediatamente, para o contato da Defesa Civil: (27) 99860-4360.
Prefeitura presente
A Prefeitura de Viana tem realizado diversas ações de manutenção, limpeza e resgate por toda cidade. Devido às fortes chuvas, será decretado estado de calamidade pública na cidade a partir desta sexta-feira (02). O prefeito Wanderson Bueno afirmou que o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) já foi estabelecido e o município, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.
“Nas últimas 96 horas, nós tivemos mais de 300mm de chuva, a maior que temos registro na cidade. Viana está localizada no meio de duas grandes bacias da Grande Vitória, que consiste o Rio Formate e o Rio Jucu. A sobrecarga desses dois sistemas, que já vinha junto com a chuva que ocorreu durante toda a semana, nós não tivemos condições de escoar as águas e tivemos esse acúmulo dentro do zoneamento urbano, atingindo casas, comércios, interditando áreas, vias e avenidas. Todas as nossas equipes de manutenção já estão nas ruas dando pronta resposta a todas as pessoas que necessitam nesse momento”, destacou o prefeito.
Doações
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES), informa que doação de alimentos, roupa de cama e produtos de higiene e limpeza podem ser feitas no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Marcílio de Noronha. As doações são repassadas para a população atingida pelas águas pluviais.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11, em Marcílio de Noronha. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o CRAS por meio dos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186, ou com a SEMTRADES por meio dos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
Atualizado em quinta-feira, 01 de dezembro de 2022