Os resultados finais do estudo Viana Vacinada foram apresentados nesta sexta-feira (21) para a Fundação Fiocruz e para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os testes apontam que a meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 é efetiva e poderá ser usada também como dose de reforço.
A eficácia do projeto foi reconhecida por instituições e amplamente divulgada pela mídia nacional, como Folha de São Paulo, Metrópoles, Yahoo, TV Cultura e Istoé, além da mídia local.
O estudo será levado para a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai), que auxilia o Ministério da Saúde nas políticas públicas de enfrentamento da pandemia.
Conforme os testes em voluntários, a meia dose foi capaz de induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão.
Em pré-imunes, ou seja, pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas anteriormente, uma meia dose foi suficiente para induzir altos títulos de anticorpos neutralizantes.
Um dado que impressiona é que no grupo dos que não tiveram covid e nem haviam se vacinado antes, a meia dose conseguiu induzir resposta mais robusta de biomarcadores de imunização (quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento) que a prescrição na bula do produto da AstraZeneca. Nos pré-imunes, a produção desses marcadores foi semelhante nos dois grupos.
Outra conclusão foi a de que a duração dos eventos adversos foi menor na meia dose que na cheia. Em geral, foram leves e em proporção de pessoas semelhante à da prescrição de fábrica.
O estudo foi premiado no Congresso Brasileiro de Infectologia, em dezembro, em Goiânia.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim e Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam
Publicado em sexta-feira, 21 de janeiro de 2022