“Meu pai não tinha esse instinto para empreender, mas tinha o sonho de ver o meu negócio dar certo”, disse a empreendedora Geisa Regina Cassini, de 33 anos, enquanto mostrava o espaço onde hoje trabalha, no bairro Treze de Maio, em Viana. Durante a pandemia, ela perdeu o pai, justamente quando iniciava a preparação do local.
Não faltou dedicação para que as instalações ficassem prontas. Os planos saíram do papel e estão em execução. O Home Cassini é um “mini-shopping”, localizado na rua Antônio Carlos Gerardt, onde atuam oito mulheres empreendedoras. Um grupo forte e unido.
Elas vendem artesanato, moda infantil, adulta, peças íntimas. Também há serviços de beleza, como depilação, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas, e cabelo especializado no estilo afro.
Inaugurado oficialmente há cerca de três meses, o empreendimento já é visto como uma referência no município. Na última semana, a Geisa participou da live “Hora do Empreendedor”, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Empreendedorismo (Aderes), promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), ocorrida no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.
O começo
A iniciativa partiu de Geisa e a amiga, colega de trabalho no antigo emprego, Ana Karoline Forechi Melo, de 25 anos. Ambas engravidaram em uma diferença de dois meses e tomaram a decisão de que gostariam de estar juntas dos bebês nos primeiros meses.
Uma é administradora e outra possui jeito para o comércio. As qualidades se complementaram. Veio à ideia de vender roupas infantis, primeiro na empresa em que trabalhavam. Depois foram dados mais passos e surgiu a necessidade de ampliar o negócio e trazer novidade ao comércio da região. Foi quando Geisa e Karol procuraram o Programa Nossocrédito Viana, da Semdec, pela primeira vez, para se formalizarem e obterem uma linha de crédito. O intuito era comercializar roupas da moda infantil mais sofisticadas.
“Tive a ideia de vender roupa infantil. Começamos a vender porta a porta, casa a casa por dois meses. Resolvemos montar uma loja, porque vimos a necessidade de crescer um pouco. Então, vendíamos na parte de trás da casa, que era do meu pai. Tinha uma varanda e nela eu coloquei um varal, uma porta, e começamos ali. Sabíamos que seria preciso um espaço maior”, disse.
Elas participaram da 2ª Feira de Negócios de Viana, em 2018. Neste mesmo ano, foi aprovada mais uma linha para investimentos na construção do “mini-shopping”.
Empreendedorismo feminino
Geisa observou que pessoas próximas, com diferentes talentos, precisavam de oportunidades para obter renda.
A filha dela, Isabele Cassini Peyneau, de 16 anos, por exemplo, quis fazer cursos de maquiagem e design de unha, e pode abrir o espaço Studio Isabele Cassini. Ela trabalha acompanhada da Gislaine Quirino, de 22, que atua como manicure e pedicure.
No Home Cassini, a Ana Lucia de Jesus dos Santos, de 48 anos, vende artigos de artesanato e decoração. Já a Michele Pereira Teixeira, 25, é especialista em cabelo afro.
Chrislany Santos Martins, 33, passou por uma guinada na carreira. Anteriormente funcionária do setor de administração de uma empresa, ela quis experimentar algo novo. Se dedicou a terapia corporal. Ela foi até Geisa para trocar ideias sobre um possível negócio e soube que poderia iniciar suas atividades ali.
“Trabalhei por 14 anos em uma empresa. Resolvi mudar e fiz alguns cursos enquanto ainda trabalhava. Levei um tempo para ‘me achar’. Vim para cá, sou nova no mercado. Hoje é um serviço ainda mais necessário. Pessoas ficam mais ansiosas e muitas desenvolveram doenças psicológicas”, relatou Chrislany, que faz massagens relaxantes, depilações e drenagens.
As lojas de moda infantil e adulta MD Kids e a Singular Style são comandados por Geisa e Karol. Débora Cassini, de 23 anos, é responsável pela D’Encanto Lingerie, de moda íntima.
Chrislany conta que todas juntas formam uma família e que as empreendedoras se ajudam.
“Eu nem cheguei a comentar, mas, no início, eu tinha um pouquinho de medo de que muitas mulheres juntas poderia ter conflito. Mas tem a mão de Deus nisso. Todo mundo é muito unido, elas são muito amigas. Uma pela outra, uma ajudando a outra. Realmente uma família, não é?”, contou.
Futuro
Geisa conta que uma das principais missões do espaço é trazer bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. O Home Cassini oferece consultas e palestras com especialistas para orientações de saúde física e mental. “Cuidar das pessoas é o nosso intuito também, nosso principal objetivo. Não só vender o nosso produto, vender a nossa marca ou o nosso trabalho”, explicou.
As empreendedoras trabalham para que no futuro possam expandir o espaço, ter mais negócios no "mini-shopping" e a contratação de pessoas.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vinícius Lodi
Publicado em sexta-feira, 01 de outubro de 2021
Atualizado em segunda-feira, 04 de outubro de 2021