As intensas fiscalizações da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) promoveu o município de Viana à quarta semana consecutiva em risco baixo. A informação foi compartilhada pelo Governo do Estado, segundo o 64º Mapa de Risco divulgado na sexta-feira (16).
As vigilâncias são reforçadas no período da noite para evitar aglomerações nos bares, festas clandestinas, etc. Tais operações, que já acontecem em todo o município, oferecem informações e notificam quem desrespeitar as regras.
A fiscalização é formada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES), com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Sobre o sucesso do município nas medidas de prevenção a Covid-19, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno disse que a cidade realizou diversas ações para manter os protocolos e ações sanitárias necessárias, além do avanço na vacinação, que fez uma enorme diferença. “Adotamos uma estratégia de atenção e prevenção com a população vianense que demonstra como o cuidado à saúde faz a diferença", afirmou o prefeito.
Confira orientações de restrições para cidades classificadas em risco baixo:
- Estabelecimentos comerciais: podem abrir sem restrição de horário, respeitando o limite de um cliente a cada 10 m²;
- Galerias e centros comerciais: podem abrir, respeitando o limite de metade da capacidade de funcionamento, ou uma pessoa por cada 14 metros;
- Bares, restaurantes, lanchonetes, eventos, agências bancárias, parques, cinemas, teatros, circos e estabelecimentos similares: podem funcionar sem limite de horário, respeitando todos os protocolos de distanciamento e de higienização;
- Escolas e faculdades: não há restrição, mas devem ser seguidos os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo;
- Academias: o funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Está autorizada, nas atividades aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 12 m², respeitando distanciamento mínimo de 4 metros. Nas atividades não aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 10 m² com distanciamento mínimo de 3 metros. Nas aulas coletivas, uma pessoa a cada 8 m² com distanciamento de 2,5 metros entre as pessoas.
Mesmo com a vacinação da população, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Prevenção:
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
O mapeamento de risco no Estado do Espírito Santo
O Estado do Espírito Santo instituiu o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19). O mapeamento de risco consiste no estabelecimento de critérios epidemiológicos para o enquadramento de cada Município do Estado do Espírito Santo em um dos seguintes níveis de risco, em caráter crescente de gravidade: I - Risco baixo; II - Risco moderado; III - Risco alto; e IV - Risco extremo. Toda semana é publicada uma portaria do Secretário de Estado da Saúde efetuando o enquadramento do Município.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Carla Nichhio com informações do Governo do Estado do Espírito Santo.
Publicado em segunda-feira, 19 de julho de 2021
Atualizado em terça-feira, 20 de julho de 2021