A vacinação contra a Gripe continua em Viana. Nesta terça-feira (24), agentes de Saúde percorreram o bairro Santo Agostinho, em Viana Sede, de porta em porta para aplicação das vacinas nos idosos. O público-alvo desta etapa são os idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Um dos objetivos é evitar que os idosos saiam de suas casas. Outras equipes seguem percorrendo os demais bairros de Viana. No total serão mais de 5 mil idosos, que não precisarão ir às Unidades de Saúde.
Na segunda-feira (23), primeiro dia de vacinação, foram vacinados mais de mil idosos, cerca de 20% da meta. Alba Regina Lyra, de 63 anos, mora na Rua Sebastião Barcelos do Nascimento, do bairro Santo Agostinho e recebeu a equipe da Saúde em sua casa para receber a dose da vacina. “Achei uma iniciativa muito interessante da Prefeitura, pois nesse momento é muito importante todos, e principalmente, os idosos se resguardarem. Fiquei bem feliz em poder receber a vacina em minha residência. A gestão municipal está de parabéns”, disse a moradora. Ao todo, são 20 equipes atuando nas áreas dos agentes de Saúde, no município.
A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. De acordo com o Ministério da Saúde, os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do coronavírus. Isso não significa que a vacina evita o ataque do vírus. Ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.
Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.
Etapas da Campanha
Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. No dia 16 de abril, o público-alvo serão professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. E no dia 09 de maio, crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.
A equipe da Secretaria de Saúde de Viana orienta que, foi adiada a vacinação de rotina no Sistema Único de Saúde durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, devido à emergência em saúde pública pelo coronavírus vivenciada pelo país. Desta forma, o município de Viana estará aplicando na Central de Vacinas e Medicamentos apenas a BCG, às quintas-feiras, das 8h30 às 14h00; Anti-rábica, às quintas-feiras, das 8h30 às 15h30 e Influenza em profissionais de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Caso o munícipe tenha dúvidas é só entrar em contato pelo número 9 9953-9497.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon com informações do Ministério da Saúde
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em terça-feira, 24 de março de 2020
Atualizado em terça-feira, 24 de março de 2020