O prefeito Gilson Daniel anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas na rede municipal de ensino a partir de terça-feira (17) como forma de prevenção ao coronavírus. Segundo o prefeito, as escolas estarão abertas até a próxima sexta-feira (20) com a presença dos diretores, prestando as orientações e adequações necessárias. Já a partir da próxima segunda-feira (23), as unidades estarão fechadas, pois será antecipado o período de férias escolares do mês de julho.
De acordo com o prefeito, a suspensão tem como objetivo ajudar no combate e prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) na cidade. “O momento requer muito cuidado com nossa população. Estamos tomando essa medida em conjunto com o governo do Estado para preservar a saúde e integridade das nossas crianças. Os alunos não terão prejuízo de conteúdo, uma vez que serão recuperados, onde serão seguindo os dias letivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, esclarece.
Coronavírus no Espírito Santo
O Espírito Santo tem quatro casos de coronavírus confirmados pela Secretaria de Estado Saúde (Sesa). Ao todo, são 98 casos suspeitos da doença. Dos 156 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o estado, 54 foram descartados. Desse total de casos, nenhum foi registrado em Viana.
Leitos
O governo do Estado anunciou na última sexta-feira (13) a abertura de 120 leitos destinados a pacientes com a doença já existem nos hospitais e serão readequados para serem utilizados como isolamentos. No Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, 36 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) serão adaptados para atendimento a casos graves da doença. No hospital, outros 14 leitos serão utilizados para casos de isolamento e mais 15 leitos serão preparados para o semi-intensivo. No Hospital Dr. Jayme Santos Neves, mesmo município, serão disponibilizados 24 leitos para esses atendimentos.
Já no Hospital Estadual de Vila Velha, entre 15 a 30 leitos serão preparados e servirão para isolamento de pacientes.
Com a adequação desses leitos, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, irá receber 40 leitos que serão para retaguarda dos hospitais de referência e serão utilizados em caso de necessidade. No interior do Estado, outros três hospitais estão preparados para atendimento a casos de coronavírus: Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, e Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
O secretário da Saúde destacou que a situação no País obriga que o Estado prepare a rede de saúde para receber casos de pacientes graves. Ele reforçou, no entanto, que em 85% dos casos os pacientes não evoluem para um quadro grave da doença, desenvolvendo apenas sintomas simples. “As pessoas precisam entender que nem toda febre com tosse é coronavírus. Temos que garantir que o sistema de saúde esteja preparado para quando começar a haver transmissão local. Estamos preparando a rede assistencial e ela será disponibilizada gradativamente, na medida em que os casos forem ocorrendo”, salientou Nésio Fernandes.
Em relação às cirurgias eletivas que estão agendadas, o secretário não descartou a possibilidade de adiamento. “As cirurgias eletivas, principalmente as que demandam leito de UTI no pós-operatório, são potencialmente possíveis de serem suspensas para poder estabelecer medidas de contingência durante algumas semanas ou meses, para poder garantir a vida das pessoas que possam ser afetadas pelo coronavírus e que vão ter seu leito de UTI garantido. Mas isso somente se for necessário”, disse.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação
Publicado em segunda-feira, 16 de março de 2020
Atualizado em terça-feira, 17 de março de 2020