Os munícipes que necessitam de tratamento específico para hanseníase encontram atendimento gratuito em Viana. É na Unidade Referência em Tuberculose e Hanseníase, que fica em Viana Sede, onde todo o tratamento é feito gratuitamente, com o devido encaminhamento feito pela Unidade de Saúde da região onde reside o cidadão. No ano passado, quase 300 atendimentos para tratamento da hanseníase foram realizados.
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada precocemente. Para orientar à população sobre a doença, as Unidades de Saúde do município estão com uma programação de palestras sobre o tema que serão desenvolvidas ao longo do mês de janeiro. A atividade faz parte da campanha nacional “Janeiro Roxo”, que é o mês de conscientização sobre a hanseníase.
As manifestações da doença geralmente são: manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, que não doem, não coçam e não incomodam e por isso muitas vezes passam despercebidas, principalmente se localizadas nas costas e nádegas; diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente pode se ferir ou se queimar, e desenvolver complicações como úlceras e infecções locais.
A transmissão da hanseníase ocorre pela respiração e a partir do contato com pacientes ainda não tratados. Os grupos de maior risco são familiares e pessoas próximas de pacientes. Dessa forma, como parte das ações de controle, todos os indivíduos que mantêm contatos próximos com os pacientes devem ser examinados visando ao diagnóstico precoce.
“O tratamento de hanseníase é público e gratuito. O paciente com suspeita de hanseníase deve ser avaliado por um profissional enfermeiro ou médico das unidades básicas de saúde próximas de sua residência, ou aqueles através da rede particular e encaminhado ao serviço de Hanseníase municipal”, disse a enfermeira responsável pela Unidade Referência no tratamento da Hanseníase, Franciele Luck.
A enfermeira explicou como é feito o procedimento do tratamento da doença. “Quando o paciente é diagnosticado com este agravo ele passa por atendimento médico, de enfermagem (orientações da enfermeira e das técnicas) e farmacêutico, quando necessário encaminhamos o paciente para atendimento psicológico que é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no qual nos dá um suporte. Este paciente comparece uma vez ao mês, no qual já sai agendado para o mês seguinte, para consulta e acompanhamento do tratamento”, ressalta Franciele.
"É essencial a conscientização da população e também dos profissionais de saúde. Muitos mitos e preconceitos sobre a hanseníase ainda confundem as pessoas, o que prejudica tanto a prevenção quanto o tratamento. Conhecer a doença é fundamental para que o tratamento seja realizado da forma adequada", disse a secretária de Saúde do município de Viana, Camila Valder.
A equipe da Unidade de Referência em Tuberculose e Hanseníase fica localizada na Rua Frederico Ozanan, nº 58, Viana Centro, ao lado da Delegacia da Mulher. O horário de funcionamento é de 07 às 16h. Contato: 3255-2896.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 07 de janeiro de 2020
Atualizado em terça-feira, 07 de janeiro de 2020