Um projeto que tem desenvolvido as habilidades da escrita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha e com direito a noite de autógrafos. Assim que o projeto "Despertando Futuros Escritores" tem ajudado os alunos da unidade a criar e escrever suas próprias histórias. Nesta quarta-feira (04), às 19 horas, será realizada a cerimônia de autógrafos dos alunos escritores com a presença dos pais e das famílias. O evento será realizado na quadra da escola.
A professora Lidineia Gorete Rodrigues Rosa, que desenvolveu a atividade com os 25 alunos escritores, explica que a ideia surgiu para auxiliar o desenvolvimento da escrita, já que alguns alunos tinham essa dificuldade. “O projeto surgiu da necessidade dos alunos desenvolverem a escrita, já que no primeiro ano focamos na leitura. Além do aprendizado na Língua Portuguesa, o projeto ajudou a despertar a imaginação, já que eles tinham que criar suas próprias histórias, aguçando assim o pensamento crítico e a criatividade”, disse.
O projeto da Secretaria da Educação "Minha Biblioteca: Ler, Contar e Encantar" também auxiliou os alunos na atividade. De acordo com a professora Lidineia, a partir dos livros trabalhados em sala de aula, as ideias iam surgindo para criar suas próprias histórias. “São histórias totalmente diferentes das contadas nos livros do projeto da Educação. Mas os livros trabalhados ajudaram muito no processo de criação”, concluiu a professora.
Histórias como “O cão sem diversão, “Rian, o menino muito sabido”, “O peixinho dourado”, “O menino viciado em vídeo game”, são alguns dos livros criados pelos alunos. Uma das histórias que chamou a atenção da professora foi: “O cão sem diversão”.
Na história, o aluno conta sobre um cãozinho que ficou sem lar e passa por um parque de diversão, mas não consegue se divertir. Quando o cão está prestes a ser preso pela carrocinha que passa pelo local, uma menina vê a situação e salva o cachorrinho. Ela leva-o para uma creche de cachorrinhos. A partir daí o cãozinho aprende a se divertir.
“São histórias que aguçam também a criatividade de nós professores. Acredito que o trabalho foi uma troca de aprendizados, além de ajudar muito na escrita dos pequenos. Outro ponto interessante foi a interação entre os colegas. Eles fizeram dedicatórias para os amigos que ajudaram nas ideias dos livros”, concluiu Lidineia.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Divulgação
Publicado em quarta-feira, 04 de dezembro de 2019
Atualizado em quarta-feira, 04 de dezembro de 2019