As chuvas começam a diminuir em Viana e as famílias que estavam desalojadas começam a retornar aos seus lares. De acordo com relatório da Secretaria de Assistência Social, atualizado no início da tarde desta quinta (21), mais da metade das pessoas que estavam fora de casa por conta das chuvas já conseguiram voltar para seus lares. Ainda há em Viana aproximadamente 500 desalojados.
“Estamos monitorando e auxiliando esse retorno das famílias, dentro da margem de segurança. Muitas pessoas perderam seus móveis e alimentos. Por isso, hoje, a maior demanda é doação é de gêneros alimentícios e água potável. As pessoas estão retomando a rotina normal”, disse o secretário de Assistência Social de Viana, José Luis Oliveira.
Chuvas
Segundo alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas continuam fortes em todo o Estado e quatro cidades estão em alerta alto: Fundão, Vitória, Serra e Vila Velha. Em Viana, de acordo com a Defesa Civil municipal, ainda há risco de chuvas fortes para esta quinta (21), contudo, a chuva cessa um pouco nos próximos dias. Para esta quinta está previsto 65mm de chuva, nesta sexta (22) e sábado (23), 10mm; e domingo (24), 32mm.
“Estamos acompanhando de perto todos os dados disponibilizados em nossa Central e estamos alertas. Embora haja previsão de diminuição no volume de chuvas, há muito trabalho a fazer, principalmente nas regiões de encostas. Nossas equipes estão percorrendo as ruas durante todo o tempo. A Defesa Civil de Viana pode ser acionada pelo telefone 27 99860-4360”, afirmou o secretário de Defesa Social de Viana, Coronel Ramalho.
Desde a última quarta-feira (13), Viana tem recebido um grande volume de chuvas (273 mm) nos três primeiros dias, que geraram uma série de transtornos à cidade: pontos de alagamentos na BR, queda de barreiras, entre outros. A equipe da Defesa Civil desde então, está em campo auxiliando a população. Viana recebeu também auxílio do Corpo de Bombeiros e da PM em algumas ações.
Texto: Daniele Bolonha
Foto(s): Divulgação
Publicado em quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Atualizado em sexta-feira, 22 de novembro de 2019