A inclusão escolar de crianças com autismo no ensino regular depende de cada escola, como um todo, mas o professor tem um papel fundamental neste processo. O olhar sensível e o engajamento da professora Maria da Glória Ferreira Gerhardt tem feito a diferença e transformado a vida dos gêmeos, Juan Santana de Jesus e Raphael Santana de Jesus, de sete anos, que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adamastor Furtado, em Universal.
O trabalho da professora juntamente de toda a equipe da unidade escolar começou no início do ano, em fevereiro, quando os alunos começaram o ano letivo. Eles estão na rede desde os 9 meses e até o ano passado estudaram no CMEI Maria de Lourdes Capdeville, também em Universal.
“No início, a adaptação dos gêmeos Juan e Raphael foi bem difícil. Eles tiveram bastante dificuldades e resistência quanto à adaptação, por ser um ambiente novo e local que eles ainda não estavam acostumados. Tive total apoio da escola que tem contribuído para o desenvolvimento deles. Tenho a ajuda de um estagiário e também da professora de Educação especial que me deram todo o suporte”, explica a professora Maria da Glória.
A professora conta como é a relação dos estudantes com os gêmeos em sala de aula. “Eles tem um cuidado especial com eles. Todos tratam com muito carinho, principalmente a aluna Emanuele que é a protetora deles, auxiliando-os nas atividades”, disse.
Para o trabalho em sala, a professora sempre inclui os estudantes nas atividades. “Procuro sempre incluí-los de forma que eles sintam participativos das atividades. Hoje, eles já estão mais calmos em sala e com menos resistência em relação aos estudos, além de interagir muito mais”, reforça.
“A professora tem incluído de forma participativa, os alunos gêmeos com autismo em sala regular. Além de trabalhar com muito carinho com os alunos, ela realiza adaptações de todas as atividades e apresentações, sempre com afetividade, interesse e compromisso com a inclusão dos estudantes”, disse a gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti.
A mãe dos gêmeos, Tamires Guimarães Santana, explicou como o trabalho realizado pela professora, juntamente com a equipe escolar, tem contribuído com a melhora de Juan e Raphael. "Antes eles não tinham paciência nem para assistir televisão. O comportamento melhorou muito. Em casa eles estão mais participativos e mais calmos. Chegam cantando e contando os números que aprenderam na escola. O interesse pela escola aumentou muito. Quando eles precisam faltar por algum motivo ficam tristes", conta.
Atividades da Educação Especial no município
A gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti, explica que no município são realizadas diversas atividades de inclusão para os alunos com deficiência como Atendimento Educacional Especializado e Atendimento Colaborativo a todos os alunos da educação especial. Possui 22 salas de recursos multifuncionais, são ofertadas formações continuada para professores e estagiários da educação especial e oferta de cursos na área da educação especial.
O município conta ainda com um projeto premiado pelo programa do Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves, que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba, o projeto "Libras – Mãos que transformam" é dedicado para alunos surdos que visa disseminar a Língua para os alunos com surdez.
As atividades não param por ai, a Secretaria de Educação desenvolve diferentes projetos como “Um olhar além do alcance” que aborda o trabalho dos alunos com baixa visão e com dificuldades visuais. As ações do projeto Setembro Verde também busca realizar diferentes atividades que chamam a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência. Outra ação é a Semana Azul realizada em abril, onde são realizadas diversas ações para a causa do autismo.
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Texto: Andressa Rocon
Foto(s): Andressa Rocon
Publicado em sábado, 05 de outubro de 2019