Doar sangue é um ato voluntário, indolor, rápido e que pode salvar vidas, desde pacientes submetidos a cirurgias ou em casos de emergência. Nesta sexta-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e para que mais pessoas adquiram o hábito de ser um doador, a Secretaria de Saúde de Viana esclarece alguns mitos e verdades.
De acordo com a subsecretária de Atenção Básica do município, Maria Angélica Callegario Vieira, ser doador de sangue é um ato de solidariedade, que salva muitas vidas diariamente. Porém, muita gente ainda não faz parte desse time de doadores. “Existe pessoas ainda que tem medo de doar sangue porque acham que a doação pode transmitir doenças, como por exemplo, hepatite. Isso é mito! Além disso, muitas pessoas só doam quando há um parente ou amigo precisando ou quando há alguma campanha em andamento”, disse Maria Angélica.
A doação é proibida apenas para quem tem alguma doença inflamatória crônica ou quem teve hepatites B ou C – quem teve hepatite A pode doar porque não há sequelas. Mas existem ainda algumas recomendações: é preciso ter mais de 50 kg, ter entre 18 e 68 anos (os pais devem autorizar a doação de menores de idade) e não estar em tratamento com antibióticos. Grávidas ou mulheres no pós-parto também não podem doar.
Tire suas dúvidas: Saiba alguns mitos e verdades sobre a doação de sangue
1 - Diabéticos não podem doar?
Caso o diabetes esteja controlado apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais, e não apresente alterações vasculares, o portador da doença pode doar sem medo. Agora, caso ele tenha utilizado insulina uma única vez, infelizmente não poderá doar.
2 - Vou ficar sem sangue?
Não, a quantidade retirada é pequena e a reposição é feita naturalmente pelo organismo sem alterar o equilíbrio. Ela começa a ser feita nas primeiras 24 horas após a doação.
3 - Posso doar todo mês?
Não! Nosso corpo precisa de um prazo para se recompor, por isso, o recomendado é que o homem faça a sua doação a cada dois meses e a mulher a cada 90 dias.
4 - Gestantes e lactantes não podem doar?
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar. As lactantes devem aguardar 12 meses após o parto. E no período pós-parto, a mulher poderá ser doadora após 90 dias, em casos de parto normal e 180 dias em cesáreas.
5 - Preciso estar descansado e alimentado?
É necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições prévias leves e sem gordura. Além disso, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação. Não precisa estar em jejum.
6 - Idosos não podem doar sangue?
Desde 2013, houve aumento na idade máxima dos doadores de sangue pelo Ministério da Saúde. Atualmente, pessoas entre 16 e 69 anos podem realizar a doação.
7 - Quem recebe transfusão está suscetível a doenças?
A partir da implementação do Teste de Ácido Nucleico (NAT), infecções, como HIV, Hepatites B e C, são detectadas pelo procedimento que tem capacidade de identificar se a pessoa está contaminada.
8 - O peso influencia na doação?
Sim. É preciso ter a partir de 50 quilos para poder realizar a doação.
9 - Apenas uma pessoa é beneficiada com cada bolsa de doação?
O sangue colhido é separado em vários componentes e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita. Com uma doação, você estará salvando várias vidas, entre vítimas de acidentes, gestantes com anemia, pacientes cirúrgicos, hemofílicos e recém-nascidos.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Andressa Rocon / Com informações do Ministério da Saúde
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 14 de junho de 2019