Uma bebida milenar muito consumida por cavaleiros medievais, vikings e até os "deuses da mitologia grega", tem ganhado destaque em Viana. O Hidromel ou “vinho de mel”, obtido através da fermentação por leveduras em uma solução diluída constituído de mel e água até a transformação dos açúcares do mel em álcool, é produzida na área rural do município. Segundo a história da mitologia nórdica, a sua fabricação é anterior a do vinho e a da cerveja e também conhecida como a “bebida dos deuses gregos".
Em Viana, o apicultor de Bom Pastor Giliard Volkers Barbosa, é o responsável pela produção da bebida no município. Ele conta que para fabricar o hidromel, bebida que também deu origem ao termo “lua de mel”, emprega alguns ingredientes que acentuam ainda mais o gosto da bebida durante seu preparo. “Uso uma safra especial de mel e água de nascente no processo. A partir da conversão de todo o açúcar do mel em álcool que a bebida vai para o descarte”, explicou um dos processos.
De acordo com o produtor, para que o hidromel esteja pronto para comercialização, assim como o “vinho de uva”, é necessário que a bebida passe por um período de “cura” para que acentuar o gosto e aprimorar suas características. “Após o período médio de três anos, a bebida apresenta graduação alcoólica de 4 a 14 %, com característica seco, licoroso, doce e espumoso. A partir daí e já pode ser consumida e está pronta para ser comercializada”, disse.
O apicultor e produtor do hidromel em Viana é um dos associados da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), que, no final do mês de novembro, receberam as chaves da nova sede, a Casa do Mel “Adolfo Bügger”, em Jucuruaba. O local conta com equipamentos para o beneficiamento, a desoperculação, centrifugação, envase e Certificação Sanitária do Mel do produto antes dele ir para o mercado.
Produção de Mel
O município tem um reserva ambiental com diversas espécies de plantas nativas, que florescem o ano inteiro dando condições das abelhas produzirem mel silvestre de uma qualidade superior. No município, as abelhas não ficam confinadas, elas produzem livremente com flores de café, Camará, Jacarandá, Laranjeira, Eucalipto e Assa-Peixe, todas plantas nativas e com presença abundante no município.
Mel produzido em Viana abastece mercado de São Paulo
As mais de 20 toneladas de mel produzido por ano em Viana estão abastecendo o mercado da maior cidade país. O produto é vendido para duas empresas de São Paulo e tem se destacado no mercado nacional por seu sabor diferenciado e único. As colmeias estão localizadas principalmente nas regiões rurais de Jucu e Baía Nova, onde há uma reserva ambiental ampla, com plantas nativas que oferecem condições ideais para as abelhas produzirem mel silvestre sem utilização de agrotóxico.
Em 2018, a produção vianense ultrapassou a marca de 15 toneladas do produto. Segundo o presidente da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis) Maurílio Brandão, a expectativa é que a produção deste ano seja superior a de 2017. “As condições climáticas estão favorável para nossa produção. Muitas árvores floresceram este ano e as abelhas, então, aproveitaram. Isso ajuda a manter a qualidade do nosso produto”, afirmou.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação
Publicado em domingo, 13 de janeiro de 2019
Atualizado em segunda-feira, 14 de janeiro de 2019