Devido às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e que colocaram Viana em situação de emergência nos últimos dias, a Secretaria de Saúde do município alerta a população sobre a leptospirose, doença que pode ser causada pelo contato com águas que ficaram em áreas de alagamento.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Viana, Camila Valder, a leptospirose é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria, a leptospira, que é eliminada pela urina do rato. Ela pode ser transmitida para o ser humano por meio do contato com águas e lamas de enchente ou da ingestão de água, alimentos e medicamentos contaminados.
"Se uma pessoa teve contato com água de enchentes e em até 30 dias apresentar dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, principalmente na barriga da perna, ela deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e relatar o contato com água de enchente ou lama", afirmou.
Entre os sintomas da leptospirose, também estão os vômitos, calafrios, tosse, fraqueza, dores musculares, coloração amarelada da pele, sangramento na pele e mucosas (olhos, nariz e boca), além de insuficiência renal.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Altair Helmer
Publicado em segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Atualizado em segunda-feira, 12 de novembro de 2018