Muitas pessoas conhecem a rapadura, vendida em feiras e casas de produtos orgânicos, mas você sabe como é feita a rapadura? Tudo começa quando a cana é moída. Esse primeiro passo dá origem a garapa, ou caldo de cana, muito consumido e vendido diariamente.
Na Festa da Cana e do Mel de Viana, realizada de sexta (28) a domingo (30), em Viana Sede, os produtores do município montaram ao lado da Casa do Mel uma fornalha para fabricar a rapadura. Dlavi Blaster montou a pequena fábrica para mostrar aos visitantes como é o processo até chegar ao ponto de rapadura.
Moer a cana é o primeiro processo. Para chegar até a rapadura, a cana precisa ferver por um longo período. O primeiro ponto é o melado. Para chegar até a rapadura, a cana precisa de muita lenha e ferver muito. Nesse período além de mexer com uma espátula de madeira, o "mestre" precisa usar uma espumadeira ou peneira grande para ir eliminando a espuma e possíveis resíduos da cana.
O processo é bem simples, mas exige conhecimento e resistencia. O fogo faz a água da cana evaporar e o que resta é o açúcar da cana. Quando fica no ponto, o produto pé levado para esfriar e é colocado na forma. Depois de frio é só aproveitar.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em domingo, 30 de setembro de 2018
Atualizado em segunda-feira, 01 de outubro de 2018