Os alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes, passaram uma tarde enriquecedora. Eles se encontraram na Galeria de Artes Casarão, com dois artistas que fazem parte da Exposição “Paisagens e Iconografias Capixabas”.
A aluna Evelin Oliveira, do 3º ano, destacou que "o colorido dos quadros foi o que mais chamou a atenção”, afirmou. Os artistas Wanda Caus e César Lima, que tem duas obras na exposição, estavam presentes, o que enriqueceu ainda mais a visita. Wanda fez uma peça em mosaico que representa o Divino e César eternizou a festa religiosa com uma tela denominada “Da Ajuda”, que homenageia Nossa Senhora da Ajuda.
Consciência
Wanda Caus conversou com os alunos sobre arte e preservação do patrimônio. Para ela, levar alunos para uma galeria é singular na vida deles. “Eu costumo dizer que tudo pode virar arte, vai de acordo com a criatividade da pessoa e quando temos um momento como esse, onde as crianças tem um contato com a arte, com o belo, acende nelas uma gama de possibilidades maravilhosas”, afirma.
A professora de Artes Ana Paula de Jesus destaca que essas visitas, passeios ajudam em várias questões. “Ter a oportunidade de vir à galeria ver uma exposição e conhecer o autor da obra, para eles é algo muito significativo. Não é um passeio rotineiro para eles, essa visita contribui para a vivência , dá também o sentimento de pertencimento ao conhecer o lugar onde moram e valorizar sua história”, disse.
A Exposição "Paisagens e Iconografias Capixabas" reúne obras de mais de 20 artistas capixabas ligados ao Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes). Paisagens e monumentos marcantes do Estado, como os localizados em Viana - Igreja Nossa Senhora da Ajuda, Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Divino Espírito Santo, bem como pontos de outras localidades no Estado - Convento da Penha e a Pedra Azul, estão retratadas na exposição por meio de pinturas, relevos de cerâmica, mosaicos e esculturas.
Araçatiba
Araçatiba é uma comunidade quilombola que já foi fazenda e refúgio para negros escravizados no século XVII. O conjunto de edifícios da antiga fazenda era composto por igreja, residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restaram as ruínas da residência e a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, construída pelos jesuítas e que faz parte atualmente do Circuito Religioso dos Circuitos Turísticos de Viana.
A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Circuitos Viana
O “Circuitos Viana” é um guia sobre os cinco circuitos turísticos de Viana: religioso, aventura, gastronômico, agronegócio e cultural. Na publicação, o turista poderá descobrir a história de diversos pontos de Viana, como igrejas, cachoeiras, restaurantes, sítios, pousadas e empresas familiares, além de obter informações sobre acesso aos locais, horário de funcionamento e telefone para contato.
O Circuitos Viana está disponível em versão imprensa na Biblioteca Municipal, em Viana Sede, e na versão online no endereço www.circuitosviana.com.br
Serviço:
Exposição "Paisagens e Iconografias Capixabas"
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 9 às 18 horas.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Andressa Mota
Publicado em terça-feira, 14 de agosto de 2018
Atualizado em quarta-feira, 15 de agosto de 2018