Saúde alerta sobre a importância da vacinação

O ato da vacinação é simples, dura apenas alguns segundos, mas previne contra diversas doenças e pode até salvar vidas. A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da imunização em todas as fases da vida: infância, adolescência, adulta e terceira idade, além da gravidez.

Já nos primeiros dias de vida, por exemplo, o bebê precisa tomar duas vacinas: a BCG (Bacilo Calmette-Guerin), que previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea, e a Hepatite B. Até os 10 anos de idade, são necessárias 12 vacinas, aplicadas em 25 doses, que evitam doenças como Hepatite B, Meningite, Difteria, Rotavírus, Tétano, Coqueluche, Poliomielite,Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, Catapora, etc.

“Precisamos nos imunizar desde o nascimento. Quando nascemos, adquirimos imunidade por meio do aleitamento materno e das vacinas. Nos primeiros meses de vida, por exemplo, a criança está mais suscetível a doenças porque não tem toda a imunidade formada. É importante seguir o calendário de vacinação de acordo com cada idade. No cartão de vacinação, entregue já na maternidade, com dados da criança, como peso, altura e outras informações, é possível acompanhar todas as vacinas necessárias”, explicou a diretora executiva de Vigilância em Saúde, Camila Valder.

Adolescência

Na adolescência, é a vez da vacina do HPV, que previne contra o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais. Ela deve ser tomada em duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Meninas devem ser imunizadas de 9 a 14 anos. Meninos, entre 12 e 13 anos. Já a vacina Meningocócica C, uma doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C, deve ser tomada por meninos e meninas entre 12 e 13 anos. A dose é única.

“A vacina HPV previne doenças que podem se desenvolver para um câncer do colo de útero. É muito importante que adolescentes, meninos e meninas, sejam imunizados”, ressaltou a diretora.

Adultos

Adultos também devem ser vacinados. Ao se protegerem, eles evitam a transmissão de doenças para outras pessoas que não podem ser vacinadas, como bebês que ainda não estão na idade indicada para receber algumas vacinas. Adultos de 20 a 59 anos devem ser vacinados contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral (previne sarampo, caxumba e rubéola), Dupla Adulto (contra difteria e tétano) e Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo). “Todas essas vacinas dependem da situação vacinal do indivíduo”, explicou Camila.

Idosos

Para pessoas com mais de 60 anos ou mais, são recomendadas as vacinas destinadas a adultos e a de influenza (gripe). Gestantes, independente da faixa etária, também devem se imunizar, a fim de prevenir doenças para si e para o bebê. De acordo com a situação vacinal da futura mãe, podem ser três doses de Hepatite B e três de Dupla Adulto (DT), além de uma dose de dTpa, que previne difteria, tétano e coqueluche, a cada gestação a partir da 20ª semana da gravidez ou no puerpério (45 dias após o parto).

Multas e punições

De acordo com o Artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória. Os pais, tutores e responsáveis, portanto, que não obedecerem a recomendação do Ministério da Saúde e não levarem filhos e responsáveis para serem imunizados serão penalizados.

Segundo o Artigo 136 do Código Penal Brasileiro, a pena para quem "expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina" pode levar a multa, detenção de até um ano e reclusão de até 12 anos, dependendo da gravidade do caso. 

Confira as vacinas necessárias para cada fase da vida:

Ao nascer: Doses únicas de BCG (Bacilo Calmette-Guerin) e Hepatite B.

2 meses de idade: 1ª dose das vacinas Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB), Vacina Inativada Poliomielite (VIP) (poliomielite ou paralisia infantil), Pneumocócica 10 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) e Rotavírus (previne diarreia por rotavírus).

3 meses de idade: 1ª dose de Meningocócica C (previne a doença meningocócica C).

4 meses de idade: 2ª dose das vacinas Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB), Vacina Inativada Poliomielite (VIP) (poliomielite ou paralisia infantil), Pneumocócica 10 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) e Rotavírus (previne diarreia por rotavírus).

5 meses de idade: 2ª dose de Meningocócica C (previne a doença meningocócica C).

6 meses de idade: 3ª dose da Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP) - (previne poliomielite ou paralisia infantil)

9 meses de idade: Dose única da Febre Amarela

12 meses de idade: 1ª dose da Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola)  e reforço da Pneumocócica 10 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) e Meningocócica C (previne doença meningocócica C)

15 meses de idade: 1º reforço de DTP (Difteria, tétano e coqueluche) e Vacina Oral Poliomielite (VOP) - (previne poliomielite ou paralisia infantil), dose única de Hepatite A e uma dose de Tetra viral ou tríplice viral + varicela – (previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora)

4 anos: 2º reforço da DTP (Difteria, tétano e coqueluche)  e Vacina Oral Poliomielite (VOP) – (previne poliomielite ou paralisia infantil) e uma dose da Varicela atenuada (previne varicela/catapora)

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos: Duas doses de HPV (previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais). O intervalo deve ser de dois meses entre cada uma das doses.

Meninas e meninos de 12 e 13 anos: Dose única ou reforço da Meningocócica C (doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C)

10 e 19 anos: Hepatite B (três doses, de acordo com a situação vacinal), Febre Amarela (uma dose se nunca tiver sido vacinado), Dupla Adulto (reforço a cada dez anos), Tríplice viral (duas doses, a depender da situação vacinal anterior), Pneumocócica 23 Valente (1 dose a depender da situação vacinal), Dupla Adulto (reforço a cada dez anos).

20 a 59 anos: Hepatite B (três doses, de acordo com a situação vacinal), Febre Amarela (uma dose se nunca tiver sido vacinado), Dupla Adulto (reforço a cada dez anos), Tríplice viral (duas doses, a depender da situação vacinal anterior), Pneumocócica 23 Valente (uma dose a depender da situação vacinal)

60 anos ou mais: vacinação contra a Influenza - gripe (anualmente), Hepatite B (três doses, de acordo com a situação vacinal), Febre Amarela (uma dose se nunca tiver sido vacinado), Dupla Adulto (reforço a cada dez anos), Tríplice viral (duas doses, a depender da situação vacinal anterior), Pneumocócica 23 Valente (uma dose a depender da situação vacinal)

Gestantes: Hepatite B (três doses, de acordo com a situação vacinal), Dupla Adulto (três doses, de acordo com a situação vacinal), Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação ou no puerpério - até 45 dias após o parto).

Vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil

Até o dia 31 de agosto, as unidades de saúde de Viana participarão da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite (Paralisia Infantil). O atendimento em cada uma das unidades será realizado em dias e horários estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Neste período, o município fará dois Dias D da Campanha: nos dias 11 e 18 de agosto.

A imunização é direcionada, principalmente, para o grupo prioritário, formado por crianças de 1 a menores de 5 anos, mesmo que já tenham sido vacinadas. Crianças de 06 meses a menores de 1 ano que viajarão para os estados de Roraima e Amazonas também devem tomar a vacina.

Dia D

Durante dois sábados, nos dias 11 e 18 de agosto, as equipes da Saúde farão campanha das 8 às 17 horas. Em cada um dos dias a ação será em bairros específicos. No dia 11 de agosto (sábado) será dia D nas Unidades de Saúde dos bairros Marcílio de Noronha, Ipanema, Primavera, Canaã, Industrial, Bom Pastor e Viana Sede. Já no dia 18 de agosto, serão nas Unidades de Saúde dos bairros Jucu, Araçatiba, Soteco, Areinha, Vila Bethânia, Nova Bethânia I, Nova Bethânia II e Morada de Bethânia.

Confira os dias e horários de atendimento em cada unidade de saúde:

 

UNIDADE

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

US Araçatiba

Sexta-feira

8h00 às 13h00

US Areinha

Segundas e (a partir do dia 13/08) sextas

8 às 11h30 e 13 às 15h30

 

 

US Bom Pastor

Quintas-feiras

08h às 11 h e 12h30 às 15h00

 

US Canaã

Segundas, quartas e quintas

08 às 11 h e 12h30 às 15h

US Industrial

 

 

US Ipanema

Sextas-feiras

08 às 11h e 12h30 às 15h

US Jucu

Segundas-feiras

08 às 11h e 13 às 15h

US Marcílio de Noronha

Segunda a sexta

8 às 11h30 e 13 às 15h30

US Morada de Bethânia

Quintas-feiras

8 às 11h30

US Nova Bethânia I

Terças e sextas-feiras

8 às 11h e 12h30 às 15h

US Primavera

Sextas-feiras

7h30 às 11h e 12 às 15h

US Soteco

Segundas, terças e quartas

8 às 11h30 e 13 às 15h30

US Universal

Segundas e terças-feiras

8 às 11h30 e 13 às 15h30

US Viana Sede

Segunda a sexta-feira

8 às 11h30 e 13 às 15h30

US Vila Bethânia

Terça a sexta-feira

8 às 11h e 12h30 às 15h

 


Atendimento à imprensaInformações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação

Publicado em terça-feira, 07 de agosto de 2018

Atualizado em terça-feira, 07 de agosto de 2018

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915