A partir de 25 de agosto cães e gatos podem ser imunizados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, que segue até o dia 1º de setembro. Em Viana, a ação será realizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. A imunização será nas Unidades de Saúde do município.
A vacina antirrábica imuniza o animal contra a raiva, uma zoonose que é transmitida para humanos por animais. O vírus é encontrado na saliva do animal infectado e pode ser transmitida através de mordida, lambidas e, às vezes, por via respiratória.
A gerente de Vigilância Ambiental de Viana, Thaís Correia de Freitas, destaca que a vacinação protege tanto o animal quanto as pessoas que tem convívio com ele. “As pessoas que tem seu cão ou gato em casa, devem procurar os pontos de vacinação e imunizar o seu biquinho, porque quando você protege o animal você protege toda a sua família, evitando que o animal seja infectado e coloque em risco a saúde de todos”, afirmou.
Locais de vacinação
No dia 25, primeiro dia da campanha, a vacinação será realizada nos bairros Marcilio de Noronha, Industrial, Treze de Maio, Primavera, Canaã, Universal, Ipanema, Ribeira, Viana Sede, Santo Agostinho, Santa Terezinha e Bom Pastor, de 8 às 17 horas.
Já no dia 1º de setembro, será nos bairros, Jucu, Nova Belém, Antartica, Eldorado e Nova Bethânia, Soteco, Caxias do Sul, Arlindo Vilaschi, Areinha, Campo Verde, Morada de Bethânia, Vila Bethânia, Vale do Sol e a comunidade de Araçatiba.
Riscos
Thaís também destaca que, caso um animal morda uma pessoa, ela deve tomar algumas providencias. “Em primeiro lugar é preciso procurar uma Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento (PA) mais próximo para receber os primeiros cuidados”, destaca.
Em seguida, a equipe da Unidade de Saúde envia notificação para Vigilância em Saúde, comunicando que a pessoa foi mordida pelo animal, para que as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica comecem a acompanhar a saúde do paciente.
O animal suspeito de ter contraído o vírus da raiva será acompanhado por dez dias e, se nesse período, ele apresentar um comportamento estranho ou morrer, a Secretaria de Saúde providencia a vacinação para a pessoa que foi mordida.
Risco do vírus da raiva em humanos
Se uma pessoa for mordida e infectada e não tomar a vacina, ela pode sofrer alterações neurológicas que podem evoluir ao óbito.
Cuidados para não estressar o animal
O veterinário da Vigilância Ambiental de Viana, Anderson Tozi, dá algumas dicas para transportar o pet no dia da vacinação.
- Para os donos de gatos é preferível levar o gatinho na caixa de transporte. Evite levar no colo. “O animal pode estranhar o lugar, ficar assustado e arranhar o próprio dono e fugir”, alertou.
- Para quem tem cão de médio ou grande porte, o veterinário orienta usar a coleira. “Cães de grande porte que não tem o hábito de ficar na rua podem se comportar mal e por isso é melhor usar a coleira ou peitoral e a focinheira, para que mesmo o cão se aproxime, não cause nenhum dano nem se machuque”, afirmou.
"A raiva é uma doença que não tem cura e, por isso, os donos de pets não devem deixar de imunizar seu animal. Não deixem de vacinar, protegendo seu animal você protege, também, a sua família”, concluiu.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Andressa Mota
Foto(s): Divulgação
Publicado em quinta-feira, 26 de julho de 2018
Atualizado em quinta-feira, 26 de julho de 2018