Depois de tomar um suco que se compra em caixinha, comer um biscoito que vem em embalagem plástica ou tomar um refrigerante na latinha ou na garra pet, a pergunta que deveria vir após o consumo deveria ser: O que fazer com essas embalagens? Sabe-se que a maioria vai para o lixo convencional e, consequentemente, polui o meio ambiente. Mas essa atitude pode ser sustentável quando se tem para onde ou para quem destinar estes materiais. Em Viana, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) faz este trabalho em parceria com a Prefeitura de Viana, da coleta seletiva porta a porta.
Quem já tem a consciência e o comprometimento ambiental pode ajudar, já separando o plástico, a garrafa e o papel, por exemplo, para o recolhimento porta a porta feito pelos integrantes da Associação. Empresas, casas e comércios podem aderir e separar o lixo seco que a Ascamavi recolhe e leva para o galpão da associação que fica em Nova Bethânia. Toda segunda e quinta, pela manhã, as integrantes do grupo percorrem a região da Grande Bethânia (bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Vila Bethânia) para o recolhimento.
Lá, elas utilizam esse material bruto também para confecção de outros produtos. “Além da venda do material bruto, o artesanato é uma das formas que o grupo da Ascamavi começou a utilizar para a destinação dos materiais. Elas ainda não estão vendendo os produtos”, disse a gestora de Educação Ambiental Cintia Cândido Mendes.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana, Edinho Maioli, a Coleta Seletiva é uma etapa fundamental para efetivação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos na cidade. “É por meio dele que os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos inibindo, assim, o descarte irregular desse material”, enfatizou.
Quem quer aderir à coleta porta a porta pode acionar a equipe da Ascamavi pelos telefones 99847 0189 / 99733 7191 ou diretamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente no 3255 1465.
O que é reciclável?
São aqueles materiais que, após sofrerem uma transformação física ou química, podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria prima de outros materiais para finalidades diversas.
Quais são os materiais que não podem ser reciclados?
-lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc;
-rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc;
-resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias;
-resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc;
-lixo químico ou tóxico: embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas etc.
Informações à População
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto:
Foto(s):
Publicado em quarta-feira, 30 de maio de 2018
Atualizado em domingo, 03 de junho de 2018