Devido à greve dos caminhoneiros em todo o País, muitos postos de combustível estão aumentando o preço da gasolina e do diesel. O Procon de Viana alerta aos consumidores que a prática é abusiva e que deve ser denunciada.
“Os postos só poderão aumentar o preço do combustível se for comprovado que ele foi comprado no distribuidor por um preço maior. A comprovação se dá por nota fiscal de compra. O aumento não pode ser efetuado se o produto ali comercializado ter sido comprado antes da greve”, explicou o gerente do Procon de Viana, Antônio Klipel.
O estabelecimento pode ser penalizado civilmente e criminalmente caso realize essa prática. “Se os postos aumentarem o valor do produto por conta da greve dos caminhoneiros, há a configuração de uma vantagem manifestamente excessiva, uma pratica abusiva, conforme reza o Código de Defesa do Consumidor, artigo 39”, disse o gerente.
Denúncia
O cidadão que constatar preços abusivos deve denunciar a prática ao Procon de Viana, por meio dos telefones 3366-3137 e 3343-3294 ou pelo e-mail procon@viana.es.gov.br. “A orientação é que os consumidores exijam a nota fiscal ao abastecer, pois é nela que está toda a descrição da operação de venda”, finalizou Antônio Klipper.
O Procon de Viana está localizado no Centro Integrado de Cidadania – Casa do Cidadão, Avenida Guarapari, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha – Viana/ES.
Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento/Andressa Mota/Naiara Gomes
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Naiara Gomes
Foto(s): Divulgação
Publicado em sexta-feira, 25 de maio de 2018
Atualizado em sexta-feira, 25 de maio de 2018