Estímulos que trazem resultados. Nas escolas da rede municipal de Viana, alunos com Síndrome de Down já apresentam resultados positivos na fala, por exemplo, por conta do trabalho de estimulação desenvolvido por estagiários e profissionais da Secretaria de Educação. Além disso, além da fala, o estímulo também é para a locomoção a aluno cadeirante também com a síndrome de down. Esse é um dos avanços conquistados na Educação Especial de Viana e que merece ser falado neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.
“O município trabalha de forma colaborativa para inclusão de todos os alunos com alguma deficiência. Elaboramos diferentes projetos que promoveram melhoras significativas no aprendizado dos estudantes. Temos um aluno com hidrocefalia que teve redução do crânio depois das estimulações do profissionais da Educação Especial de Viana,. Estes profissionais, inclusive, foram parabenizados pelo médico do aluno”, conta Gabriela Roncatti, gerente em Educação Especial de Viana.
Na rede de ensino de Viana, oito alunos portadores da síndrome recebem todo atendimento adequado da equipe de Educação Especial do município. A equipe é composta por 48 professores e 85 estagiários com formação em Educação Especial, além, também, de contar com a estrutura física de 17 salas com recursos multifuncionais onde é possível realizar atendimento, também, aos alunos com Síndrome de Down. “Viana é o único município do Estado que oferece formação continuada em Educação especial com certificado para os educadores”, afirma Gabriela.
Além dos alunos com síndrome de Down, município realiza atendimento a estudantes com diferentes deficiências, como autismo, deficiência física, intelectual, auditiva, paralisia cerebral, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), hidrocefalia, deficiência neuromotora de um total de 285 alunos deficientes, além dos 187 estudantes com transtorno de aprendizagem e comportamental. Os profissionais também realizam atendimentos em domicilio a cinco alunos deficientes.
O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da luta por igualdade de direitos e inclusão das pessoas com a Síndrome de Down na sociedade.
Educação Especial
A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares ou em ambientes especializados, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.
Projetos Educação Especial
Projeto “LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, mãos que transformam”
O projeto foi o vencedor do Prêmio Inoves no ano de 2016 e surgiu da necessidade de promover a cidadania dos educandos com deficiências auditivas, matriculados nas escolas municipais de Viana, de modo a oferecer os aparatos necessários para aquisição do conhecimento e interação social. A partir disso, o objetivo é oferecer aos alunos ouvintes, profissionais das escolas, servidores públicos e munícipes, conhecimentos de LIBRAS, para a integração entre alunos surdos e pessoas ouvintes.
Para tanto, é oferecido, desde 2015, o curso por meio do “Momento LIBRAS” para alunos ouvintes e para funcionários de outras secretarias, à comunidade interessada, familiares e Polícia Militar, cursos com carga horária de 60 horas. Com isso, os resultados alcançados foram a capacitação de 150 pessoas e 750 alunos promovendo, assin, uma expansão da interação dos alunos surdos com os ouvintes da comunidade escolar e sociedade civil.
‘Inclusão de Professores: Práticas e Saberes Necessários’
O projeto ‘Inclusão de Professores: Práticas e Saberes Necessários’ busca, por meio de discussões efetivas realizadas quinzenalmente, durante dez meses, conhecer e criar estratégias inclusivas para contribuir na aplicabilidade do contexto escolar e comunitário. O projeto surgiu da necessidade de incluir os professores regentes, pedagogos e diretores, que não são especialistas em atendimento ao público da Educação Especial. Os assuntos propostos enfatizam a visão de perspectiva inclusiva para conceber a diversidade existente nas escolas, a fim de que os planejamentos e as ações pedagógicas promovam discussões e reflexões para modificarem o olhar e prática sobre esse público no cotidiano escolar e social. De 2011 a 2014 concluíram a formação aproximadamente 340 profissionais das redes. Atualmente, são 200 participantes.
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Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação
Publicado em terça-feira, 21 de março de 2017
Atualizado em terça-feira, 21 de março de 2017