Viana completa 70 dias sem homicídios


A Central de Videomonitoramento auxilia nas ações de segurança realizadas pela Polícia Militar.
Viana completa 70 dias sem homicídios

Viana completou na última terça-feira (18) 70 dias sem nenhum registro de homicídio. O último caso ocorreu em 06 de fevereiro. De janeiro a abril de 2016, quatro casos foram registrados e, no mesmo período de 2017, apenas três, o que representa uma redução de 25% no comparativo entre os dois períodos.  De acordo com o prefeito Gilson Daniel os resultados são frutos da parceria com a Polícia Militar, Civil e Ministério Público bem como ao trabalho de iluminação pública, a Central de Videomonitoramento, o aplicativo para denúncias 'Sentinela Viana', além das readequações de espaços públicos como praças do município, por exemplo.

“Realizamos a substituição de lâmpadas de sódio por lâmpadas de vapor metálico, que tem maior capacidade de iluminação por meio do Programa Cidade Luz. Um investimento de mais de R$ 3 milhões que reflete diretamente na segurança pública” pontua o prefeito. Além da reestruturação na iluminação da cidade, a ampliação dos serviços da Central de Videomonitoramento e a criação de um aplicativo de segurança, o Sentinela Viana, utilizado para denúncias de crimes, foi determinante para redução de homicídios na cidade. 

O diálogo também tem sido uma ferramenta constante nas ações de reforço da segurança em Viana. Na última segunda-feira (17), o prefeito Gilson Daniel esteve na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em uma reunião com o secretário André Garcia e sua equipe; além do comandante da 11ª Cia Independente de Viana, Major Siqueira e moradores de Vila Bethânia, quando foram abordadas ações de intensificação das polícias na cidade.

O comandante da 11ª Cia da PM, Major Siqueira, destacou que "uma ferramenta importante para as ações de segurança no município foi reativada, que é a Patrulha da Comunidade em Marcílio de Noronha e Vila Bethânia, nos possibilitando uma maior atenção aos comerciantes destes centros dentro de Viana".

Aplicativo de segurança

Todas essas ferramentas, aliado ao trabalho da polícia, é fundamental para dinamizar o trabalho das policiais Civil, Militar e Ministério Público. "O “Sentinela Viana”, por exemplo, veio para integrar ao trabalho da Central de Videomonitoramento. Ele torna o cidadão um agente ativo no combate à criminalidade com o repasse de informações de atos ilícitos, em tempo real e de forma anônima, auxiliando, assim, as ações do poder público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto.

Interatividade com as comunidades

Além dessas ferramentas, a interatividade com os moradores e a PM tem agregado de forma positiva. “A Prefeitura tem estado presente nas discussões acerca da Segurança Pública nas comunidades junto aos representantes da PM e isso é muito importante. Nesta segunda (17), por exemplo, estivemos com a PM em Vila Bethânia conversando com os moradores, assim como já estivemos na área rural. A PM tem ouvido a comunidade e dado a devida resposta prontamente”, completou.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram