Autoexame: a prevenção contra o câncer de mama e que ajuda a salvar vidas


O toque ajudou Valéria a descobrir um nódulo logo cedo.
Autoexame: a prevenção contra o câncer de mama e que ajuda a salvar vidas
TEXTO: Andressa Mota   FOTO: Augusto Sodré

O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. As Unidades de Saúde do município são a porta de entrada para a prevenção, com orientações e encaminhamentos para exames mais detalhados. Mas é em casa onde tudo começa. E foi assim que Valéria Cristina, de apenas 46 anos, moradora de Areinha, descobriu um nódulo. “Eu fiz o autoexame e percebi que tinha um caroço bem pequeno” relembra.

Depois de descobrir o caroço, Valéria foi até ao Pronto Atendimento do Arlindo Vilasch e, após consulta, recebeu encaminhamento para realizar o exame de mamografia, mas, só depois de fazer uma tomografia é que teve o diagnóstico de nódulo maligno.

Valéria conta que descobriu o nódulo em outubro e que, em dezembro de 2016, realizou a cirurgia para a retirada do quadrante mamário onde o caroço estava alojado. Desde então, Valéria já fez oito sessões de quimioterapia e, agora, está fazendo a quarta sessão das 30 que necessita.

“Eu passei por cada momento com muita fé e os médicos me disseram que essa vontade de viver que tenho me ajudou muito durante a fase mais delicada do meu tratamento, não usei peruca, nem lenço, me assumi do jeito que estava e, agora, meus cabelos já estão crescendo”, diz.

O diagnóstico do câncer aos 45 anos é considerado precoce. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, têm maior risco de desenvolver câncer de mama, aumentando a medida que envelhecem.

Jaquilene Pereira, enfermeira da US de Marcílio de Noronha informa que o município oferece alguns programas que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão arterial, saúde da mulher e acompanhamento para pessoas que tem diabetes e precisam de acompanhamento com nutricionista para reeducação alimentar.

Outubro Rosa nas Unidades de Saúde

 

  

US Soteco

 21/10 (sábado)

US Nova Bethânia

24/10 (terça) às 8h

US Morada de Bethânia

26/10 (quinta) às 9h

US Nova Bethânia

27/10 (sexta) de 8h às 11h

US Canaã

27/10 (sexta) de 9h às 15h

 

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram