Primeiras turmas do Gerar recebem certificados


A entrega foi realizada no gabinete do prefeito na quarta (13).
Primeiras turmas do Gerar recebem certificados
TEXTO: Andressa Rocon   FOTO: Andressa Rocon

Na noite de quarta-feira (12) alunos dos cursos de Garçom, Garçonete, Pães e Biscoitos do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, e do de curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizada para comunicação com surdos, promovido por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer, receberam das mãos do prefeito Gilson Daniel os certificados de conclusão dos cursos.

Essas são as primeiras turmas do Gerar que, após concluírem a qualificação no Centro de Qualificação Profissional de Viana,  estão com os certificados em mãos. Durante a entrega, estiveram presentes também, a secretária de Educação, Luzian Belisário e o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto.

Os cursos Garçom e Garçonete e Pães e Bolos  tiveram como instrutor o vianense, gastrônomo e sommelier Flávio Pimentel. Durante as aulas teóricas do curso, os alunos aprenderam sobre tipos de restaurantes, higiene pessoal e, no serviço, postura, ética, funções na empresa, tipos de copos e taças para cada bebida, tipos e temperatura correta para servir, entre outros assuntos.

O prefeito Gilson Daniel aproveitou a ocasião para falar das novas oportunidades que serão oferecidas por meio do Gerar. “Estamos trabalhando muito para levar a qualificação profissional para todos os vianenses. Estamos com mais de 600 pessoas participando dos cursos o que antes não era possível em nossa cidade. Estamos com o projeto de bolsas em aberto para quem deseja fazer um curso superior. Vamos abrir ainda, nos próximos dias, em parceria com o colégio Lusíadas, oportunidades para cursos técnicos”, frisou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto disse que é uma alegria realizar a primeira entrega de certificados. “É com imensa alegria que entregamos os primeiros certificados para as turmas que participaram dos cursos. São muitas oportunidades por meio do Programa Gerar e estamos nos empenhando para levar o melhor para os nossos vianenses a fim de melhorar sua colocação no mercado de trabalho. É possível sim mudar de vida por meio da qualificação profissional”, destacou.

Libras

Antes da entrega dos certificados do curso de Libras, a secretária de Educação, Esportes e Lazer, Luzian Belisário, falou da importância da comunicação em Libras para a integração social em todas as instâncias das relações humanas. “A utilização da comunicação em Libras é uma das formas mais expressivas de exercício à cidadania. A Libras busca colaborar com a melhoria da qualidade de vida de pessoas surdas, não só no âmbito escolar, mas também como uma forma de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças”, explica Luzian.

As aulas foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, e na Casa dos Conselhos, em Viana Sede.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram