Começa oficina de Luthieria para confeccionar instrumentos de corda

As aulas continuam no próximo fim de semana.
Começa oficina de Luthieria para confeccionar instrumentos de corda
TEXTO: Andressa Mota   FOTO: Andressa Mota

Muito além de técnica a profissão do Luthie é uma arte. E essa arte começou a ser ensinada no último fim de semana em Viana, pelo professor Fernando Secomandi, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). As aulas foram realizadas no sábado (04) e domingo (05) na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, e continuam nos próximo dias 11 e 12, de 08 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

A primeira aula apresentou a profissão em sua teoria, contando a história dos primeiros instrumentos de corda, desde os primórdios até os dias atuais. As aulas são gratuitas serão ofeceidas, também, em Domingos Martins. Essa oficina faz parte do projeto Rota Instrumental e Festival de Música Instrumental do Espírito Santo que a Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana trouxe para o município.

Wilber de Azevedo Fazolo, regente da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo de Almeida Neves, do bairro Nova Bethânia, está entre os alunos. Técnico em fabricação de instrumentos musicais e licenciado em música, Wilber estava animado. “Esse curso para mim é uma reciclagem, é uma oportunidade que tenho para aprimorar o que já sei, além de compartilhar da experiência do professor”, disse.

Oficina

Literalmente uma oficina. Muitas ferramentas, moldes, cerras, lixas de várias espessuras e muita paciência. É assim que o profissional dessa área consegue desenvolver o seu trabalho. Além de explicar a técnica e contar um pouco de sua trajetória, Secomandi alertou os alunos sobre um assunto muito pertinente à área de atuação que eles pretendem trabalhar, a sustentabilidade. “É muito importante que o profissional tenha ética sobre essa questão. Temos muitas madeiras preciosas no nosso país, que podem nos render peças maravilhosas, mas não podemos esquecer que a preservação é necessária e importante para a nossa criação”, destaca.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira