III Festival de Banda em Viana promove intercambio para os alunos

A música apresenta para os alunos que a arte pode se tornar uma profissão.
III Festival de Banda em Viana promove intercambio para os alunos
TEXTO: Andressa Mota   FOTO: Andressa Mota

O III Festival de Bandas de Viana foi um sucesso! Foram seis bandas, uma de Vila Velha, uma de Cariacica e quatro de Viana que tocaram muita música boa, no Ginásio de Vila Bethânia nesta sexta-feira (10).

“O festival é muito importante para os alunos, pois eleva a estima deles e dá para quiser, uma profissão, pois desde o começo os alunos aprendem a ter disciplina, aumentam a concentração e melhoram muito o desempenho escolar”, destaca Luzian Belisario, secretária de Educação, Esporte e Lazer de Viana.

Para Bruna Araújo, da Corporação Musical Hilário Vieira, de Cariacica, a música é motivadora. “Eu amo tocar na banda, ela é minha paixão, eu melhorei o rendimento escolar por que me tornei mais concentrada para ler as partituras e isso me ajudou nos estudos, também”, destaca a aluna que toca clarineta.

O objetivo é realizar um intercâmbio entre os regentes e os músicos das bandas de Viana e outros municípios mostrando cada um os seus músicos e os corpos coreográficos.

De acordo com a gestora Pedagógica Gilciane Ottoni Pinheiro, a música é um divisor de águas dentro das escolas que tem o projeto de banda. “Os alunos mostraram uma melhora muito significativa no raciocínio lógico, na questão pedagógica”, destaca.

Um dos principais avanços que a gestora destaca é que os alunos melhoram muito no raciocínio lógico. “Eles melhoram nesta questão porque aprendem a ler a partitura que tem os tempos, contratempos, senso estético e entendem que precisam se esforçar para ter um bom desempenho. Além disso, se concentram mais nas aulas, aprendem estudando música pois a atenção faz parte do processo musical”, destacou.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira