Igrejas centenárias estão na rota do '1º Passeio Viana Bike'

Será no dia 22, com largada às 09 horas, da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Igrejas centenárias estão na rota do '1º Passeio Viana Bike'

Igrejas centenárias por onde passam a cultura e o turismo de Viana e do Espírito Santo. Cenários religiosos onde a fé se mistura às belezas naturais e aos costumes e tradições desde a colonização açoreana aos costumes dos negros na época do quilombo, em Araçatiba. Uma verdadeira aula de história, não é mesmo? E tudo isso pode ser conferido de perto e, o melhor, pedalando. Isso mesmo! Os amantes da bike poderão ver e conhecer de perto uma parte da história de Viana passando pelas igrejas histórias, durante o 1º Passeio Viana Bike, no dia 22 de outubro. Para participar do evento, basta comparecer no dia, às 09 horas, quando será dada a largada. É preciso levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições carentes.

Partindo de Viana Sede, do alto da colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, atletas, famílias e quem curte um pedal mais tranquilo, em terreno plano, seguirão rumo às Ruínas de Belém, em Jucu; e, posteriormente, partem para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Este trecho compreende 13 Km a ida e o total de 26 Km com a volta.

Para os pedaleiros mais experientes, o passeio pode seguir de Araçatiba para Pedra da Mulata, Peixe Verde, retornando para Viana Sede. De Araçatiba, o 1º Passeio Viana Bike seguirá para um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com estre trajeto, o percurso completa 46 Km.

O gestor de cultura da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, Jarbas Rocha, destaca que o percurso até Araçatiba, ida e volta, compreende 26 Km. “É o percurso leve. Chegando ao local, os participantes que optarem podem retornar à Viana Sede neste ponto”, disse.

Para os pedaleiros mais experientes, a dica é continuar o circuito e completar o trajeto, que segue passando pelas Igrejas de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e a Igreja de Santa Luzia, em Peixe Verde. “Da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, o pedal segue a etapa ‘radical’, rumo à Igreja de São Sebastião em Pedra da Mulata e à Igreja da comunidade de Peixe Verde, chegando ao ponto de saída, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

A secretária de Comunicação Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destaca que o objetivo do 1º Passeio Pedal Viana é promover o ‘Circuito Turístico’ da cidade, para divulgar as igrejas históricas do município. “Nosso objetivo é lançar o Catálogo dos Circuitos de Viana na semana passeio. Além do Circuito Religioso, o Catálogo conta com outros circuitos que divulgam o turismo no município”, destacou.

1º Passeio Viana Bike

Dia: 22 de outubro (domingo)

Horário: largada às 09 horas, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Viana Sede

Percurso: Viana Sede, Jucu, Araçatiba, Pedra da Mulata, Peixe Verde e retorno a Viana Sede