Conselho de Desenvolvimento Urbano se reúne em Viana

Representantes do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) também participaram da reunião.
Conselho de Desenvolvimento Urbano se reúne em Viana
TEXTO: Andressa Rocon   FOTO: Andressa Rocon

Na última quinta-feira (08), membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Viana, reuniram-se no Centro de Qualificação do município para tratar sobre o Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana, plano este que visa atender uma das exigências da Lei Federal Nº 13.089/2015, conhecida como Estatuto da Metrópole. A secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano de Viana, Gabriela Siqueira foi quem conduziu a reunião.

Durante o encontro, representantes do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) estiveram presentes para apresentar a metodologia que está sendo utilizada para a elaboração do Plano. De acordo com a secretária Gabriela Siqueira, a importância do Plano confirma-se ao promover a discussão da atuação conjunta do Estado e dos municípios, que visa garantir o desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental coordenado e sustentável.

Foi apresentado também o processo  da participação social e a presença da sociedade civil e suas entidades nas etapas do Plano. Apresentaram ainda a plataforma específica para recebimentos de contribuições e propostas.

Nesta mesma reunião foi apresentado o Estudo de Impacto de Vizinhança do Centro de Distribuição Casagrande, empreendimento a ser instalado no bairro Caxias do Sul. “Esse será um empreendimento de suma importância para o município, que trará benefícios e geração de emprego e renda”, destaca a secretária.

O que é o Plano?

O Plano de Desenvolvimento Metropolitano é um instrumento legal que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes e as ações para orientar o desenvolvimento da Região Metropolitana, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população. Sua importância está em promover a discussão da atuação conjunta do Estado e dos sete municípios que integram a metrópole.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré