Casarão recebe oficina de Luthieria

Oficina foi ministrada por profissional da Fames.
Casarão recebe oficina de Luthieria
TEXTO: Naiara Gomes   FOTO: Naiara Gomes

O fim de semana foi de muito aprendizado sobre Luthie, a arte da fabricação e manutenção de instrumentos musicais. Foram realizadas no sábado (11) e continua no domingo (12), na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, as últimas aulas da Oficina de Luthie, que faz parte do projeto Rota Instrumental e Festival de Música Instrumental do Espírito Santo e que a Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana trouxe para o município. As primeiras aulas foram nos dias 04 e 05.

Os alunos acompanharam atentamente as explicações do professor Fernando Secomandi, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Durante a oficina, eles tiveram a oportunidade de acompanhar a criação de um ukulele, instrumento musical com 4 cordas, geralmente de nylon.

Para o professor, o objetivo principal da oficina é desmistificar a luthieria e despertar nas pessoas a vontade de conhecê-la e praticá-la.

“Qualquer pessoa pode fazer a luthier, desde que seja bem orientado”, ressaltou o professor Fernando Secomandi.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira