Caminhos do Campo em Viana é inaugurado pelo governo do ES e Prefeitura


A cerimônia foi realizada na manhã de sábado (15).
Caminhos do Campo em Viana é inaugurado pelo governo do ES e Prefeitura
TEXTO: Geiza Ardiçon e Leonardo Nunes   FOTO: Augusto Sodré

A comunidade de Araçatiba, Jucu e das comunidades de Mamoeiro e região rural no entorno, em Viana,  receberam, na manhã deste sábado (15), o governador do Estado, Paulo Hartung, que, ao lado do prefeito Gilson Daniel ,inaugurou o Caminhos do Campo, que liga os trechos de Jucu à Araçatiba, Mamoeiro à BR 101 e à Fazenda Pau Lavrado. A cerimônia foi realizada ao lado da Unidade de Saúde de Araçatiba.

Dona Romilda Rribeiro, moradora de Araçatiba, não escondeu a felicidade em ver a mudança acontecer tão perto de casa. "Antes, quando chovida, ficava muita lama, ficava difícil para os carros passarem. Agora, vindo de ônibus para casa, o comentário geral que se ouve é de muita satisfação em ver que melhorou o acesso para nós moradores", disse a moradora, que participou com a família da cerimônia de inauguração da pavimentação asfáltica da via

Assim como dona Romilda, a comuinidade celebrou essa conquista no evento, realizado ao lado da Unidade de Saúde, e que teve a presença de diversas autoridades, dentre lideranças comunitárias, vereadores, representantes do secretariado do governo do Estado e governo municipal, além de deputados.

Foram investidos R$ 6,9 milhões para a pavimentação dos 9,49 quilômetros da estrada. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, participaram da solenidade que marcou a inauguração da obra. A nova estrada vai facilitar o escoamento da produção da agricultura local e também melhorar o acesso ao distrito de Araçatiba.

"Estive em Viana semana passada durante construção do planejamento estratégico da cidade e é uma alegria estar de volta para inaugurar essa estrada. Investimos R$ 7 milhões e, em um momento de crise e queda de arrecadação, só faz isso quem está com as contas organizadas. No Estado, estamos com as contas e os pagamentos em dia. Só podemos dar um passo compatível com a situação que temos. O Espírito Santo hoje é o Estado melhor posicionado para receber as oportunidades que surgirão após essa crise socioeconômica", afirmou o governador Paulo Hartung.

O prefeito Gilson Daniel reforçou a importância desta pavimentação asfáltica do Programa Caminhos do Campo para as comunidades tanto de Araçatiba quanto das demais comunidades rurais no entorno. "Essa entrega está sendo feita em uma data muito oportuna, quando Viana celebra seus 155 anos. Viana já avançou muito, mas continuamos trabalhando com muita vontade de garantir, junto com o governo do Estado, a qualidade de vida para os moradores. Nosso foco é levar também dignidade e oportunidades, fazendo uma gestão que pode mudar a vidas das pessoas", afirmou.

 secretário Octaciano Neto ressaltou a importância do programa. "Quando o Caminhos do Campo foi criado, ele tinha o objetivo fundamental de melhorar a agricultura, ao facilitar a vida do produtor rural. Posso afirmar que, além de estar cumprindo este papel, o programa se tornou um polo gerador de desenvolvimento para as regiões por onde ele passa. Viana é um grande exemplo, pois é um município com diversas oportunidades que estão sendo promovidas pelo conjunto robusto de estradas do programa que o rodeiam". O secretário também destacou a importância da obra para que a região se torne mais um dos polos do agroturismo capixaba.

Antes da solenidade de inauguração, o governador Paulo Hartung e o secretário Octaciano Neto participaram de visita à cervejaria Else Beer e ao Frigorífico Zucoloto, também em Viana.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

As obras foram retomadas em 2015 e o objetivo é concluir a pavimentação asfáltica de 26 trechos de estradas rurais até o final de 2018. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.000 quilômetros de estradas.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Informações à Imprensa:
Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814
Cecília Leite
cecilia.seages@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8852-4622

 




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram