Caminhada Ecocultural terá personagens para contar a história e cultura de Viana


Açorianos, índios e padres Jesuítas serão alguns dos personagens.
Caminhada Ecocultural terá personagens para contar a história e cultura de Viana
TEXTO: Geiza Ardiçon   FOTO: Augusto Sodré

A 17ª Caminhada Ecocultural deste ano, que será no próximo domingo (16), tem um atrativo diferente. Ao longo do trajeto, de 13 KM, entre Viana Sede e Araçatiba, os andarilhos terão a oportunidade conhecer e vivenciar a cultura do município. Em pontos surpresa, os participantes encontrarão com personagens vivos da cultura vianense. Desde açorIanos, que foram responsáveis pela colonização local, a índios e padres Jesuítas. A idealização é da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, que também organiza a Festa de Araçatiba. A retirada das camisas começará às 06h30 e a saída da Caminhada será às 07h30, em frente à Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, e segue rumo ao berço da cultura de Viana, Araçatiba.

“A ideia é trazer a cultura para dentro da Caminhada. Estamos preparando esse novo atrativo para garantir que, quem já participa há anos conosco desta Caminhada e, também, aqueles que estão vido pela primeira vez, tenham a oportunidade de interagir com a cultura vianense. Serão personagens, devidamente caraterizados, espalhados em diferentes pontos ao longo dos 13 KM. Será uma surpresa e uma forma dos turistas e vianenses que participam conosco estarem um pouco mais próximos da história de 155 anos do município. Para trazer esses personagens, a secretaria conta com o apoio das comunidades e da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer do município”, disse a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo, Daniele Bolonha.

É importante destacar que, ao longo do trajeto asfaltado, de Viana a Araçatiba, haverá um carro de apoio circulando para atender as pessoas que, por algum motivo, não conseguirem concluir o percurso. O carro fará a condução dessas pessoas. Já em Araçatiba, a partir das 11h30, terá um ônibus de apoio que fará o transporte de volta dos andarilhos à Viana Sede.

Festa de Araçatiba

A Caminhada faz parte da programação da Festa de Araçatiba, que celebra os 155 anos de Viana. Começa no sábado (15) com o Arraiá - Festival de Quadrilhas, às 18 horas, em Araçatiba. Já no domingo (16), tem a tradicional 17ª Caminhada Ecocultural, que parte de Viana Sede rumo à Araçatiba, saída às 07h30, em frente à Galeria de Arte Casarão. E a programação de shows começa no domingo (16), logo após a caminhada, às 14 horas com show de Xirú do Sul, Trio Forrozão às 16 horas e, às 18 horas, Trio Só Xotão.

Toda a programação será em frente à Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Nos dois dias, tanto no sábado (15) quanto no domingo (16), também terá a ARTESANARTE - Feira de Artesanato com artesãos vianenses no local da Festa, em Araçatiba.

Serviço:

17ª Caminhada Ecocultural de Viana 

Saída: Em frente à Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, no dia 16 de julho, às 07h30.

Chegada: Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba

Percurso: 13 km, de Viana Sede a Araçatiba

Confira a programação:

Sábado (15)

18 horas - Arraiá com o Festival de Quadrilhas

ARTESANARTE - Feira de Artesanarte (durante toda a programação)

Domingo (16)

07h30 – saída da 17ª Caminhada Ecocultural de Viana, em frente à Galeria de Arte Casarão

14 horas - Xirú do Sul

16 horas - Trio Forrozão

18 horas - Trio Só Xotão

ARTESANARTE - Feira de Artesanarte (durante toda a programação)

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram