Alunos de jardinagem revitalizam margens de rio durante aula prática


Os alunos do Gerar revitalizam as margens do Rio Santo Agostinho
Alunos de jardinagem revitalizam margens de rio durante aula prática
TEXTO: Vinícius Nascimento   FOTO: Vinícius Nascimento

O que antes era apenas um projeto de jardim, na tarde de quarta-feira (09) começou a ganhar formas com a primeira aula prática dos alunos do curso de jardinagem, oferecido pela Prefeitura de Viana em parceria com a Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).  A área escolhida para o trabalho prático dos participantes foram às margens do Rio Santo Agostinho, em Viana Sede. 

O curso é uma das formações oferecidas na cidade por meio do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar e, durante as 40 horas de capacitação, os participantes estão aprendendo as técnicas básicas de jardinagem e de manejo e conservação de plantas ornamentais, sempre com uma visão ecológica e sustentável. O objetivo é mostrar a importância de cada um na preservação e manutenção do verde como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente. 

Na parte teórica, os alunos discutem a importância dos jardins, aprenderam como plantar as mudas, preparação do solo, produção de mudas, adubação orgânica e química, elaboração de um bom planejamento de jardim entre outros conhecimentos. “O curso é basicamente dividido em três etapas. A primeira é a parte teórica, onde é feito o pré-projeto, em seguida temos a segunda fase com a preparação do espaço e finaliza com a execução do projeto”, explica a instrutor Janilda dos Santos. 

Limpeza

Antes da aula prática dos alunos do curso de Jardinagem, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Rural realizou a limpeza de toda a margem do Rio do Santo Agostinho, com a retirada de lixo e entulhos do local. O serviço faz parte, também, das ações do Programa “Cidade limpa é Cidade Linda”. Para área verde, as mudas usadas serão as cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. 

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram